4 apps para te ajudar a gerenciar as finanças pessoais

4 apps para te ajudar a gerenciar as finanças pessoais

Infelizmente, é muito comum que as pessoas se descontrolem com relação aos rendimentos e os gastos que efetuam. Preencher uma planilha financeira pode ser algo difícil de ser operacionalizado, principalmente no longo prazo.

A solução para este problema são os aplicativos de finanças pessoais, que ajudam a controlar a vida financeira. Vamos ver cinco destes apps, conhecendo um pouco mais sobre cada um deles.

1. Meu Dinheiro

Disponível nas plataformas Android e iOS, o Meu Dinheiro é um aplicativo gratuíto que possui todos os mecanismos necessários para realizar o controle de suas finanças pessoais ou de sua empresa. Além de ser o único com um controle de investimentos integrado, ele fornece recursos que possibilita controlar bitcoins, realizar a importação de SMS bancários e notificações de outros apps, arquivos OFC/OFX, planilhas Excel, notas de corretagem, etc. Enfim é um aplicativo completo e com um excelente suporte. Possui controle fluxo de caixa, saldos de contas, de metas, cartão de crédito, projetos, clientes, fornecedores, patrimônio, etc. Basta realizar uma busca no Google por “controle financeiro” que ele irá aparecer na primeira posição da busca.

Possui também versão de assinatura mais completa que custam a partir de R$6,00 por mês, menos do que o custo de uma cerveja no barzinho.

2. Minhas Economias

O Minhas Economias é um aplicativo gratuito, também disponível nas plataformas Android e iOS, mas que necessita da criação de uma conta de usuário. Ele ajuda o usuário a não ficar no vermelho no fim do mês, a alcançar as metas e a realizar os sonhos, por meio do gerenciador de sonhos.

Além de gerar gráficos e relatórios, o app faz com que os dados fiquem mais seguros e sincronizados com todos os dispositivos em que esteja instalado. Para quem tem iPhone, o acesso é realizado pelo Touch ID, trazendo mais tranquilidade para quem usa. Tem a vantagem de ser totalmente gratuito, mas infelizmente é um aplicativo que parou um pouco no tempo e a interface já está bastante defasada.

3. MoneyWise

Com o MoneyWise, é possível a criação de várias contas protegidas por senhas. O aplicativo é gratuito e está disponível na plataforma Android. Com ele, é possível a realização da exportação dos dados para uma planilha de Excel ou em formato HTML. Alternativamente, pode ser realizado um backup no cartão SD do dispositivo móvel.

Ele gera gráficos com periodicidade diária, semanal ou mensal, de acordo com a configuração definida pelo dono da conta. As categorias existentes são editáveis, o que aumenta o nível de personalização do aplicativo, deixando toda a experiência de controlar as finanças pessoais mais facilitada. É um app que infelizmente deixa bastante a desejar em relação a recursos.

Organizze

O Organizze possui os recursos básicos para um controle financeiro e seu maior destaque é uma interface clean. Disponível para Android e iOS, permite a configuração de metas mensais de gastos e a criação de um orçamento personalizado.

No final de cada mês, são criados relatórios e gráficos mostrando o caminho do dinheiro, assim como os demais aplicativos. Ele possui uma versão gratuita, mais básica, e a versão premium - com controle de cartões e alertas, dentre outras facilidades - por R$8 mensais. Para um controle financeiro pessoal mais simples ele atende perfeitamente, porém para quem deseja ir aprendendo e evoluindo no seu controle financeiro e de investimentos o aplicativo Meu Dinheiro é a opção mais indicada.

Há uma grande variedade de apps para finanças pessoais em todas as plataformas disponíveis e com recursos bem úteis. Agora que você conhece um pouco mais sobre alguns deles, escolha o seu e deixe um comentário sobre como anda sua vida financeira!