A importância de estabelecer limites financeiros

A importância de estabelecer limites financeiros

Os limites financeiros servem como uma trava no seu orçamento, de modo que ele não seja quebrado, evitando a geração de dívidas ao longo do tempo. Esses limites, ao contrário do que muitos pensam, servem para impulsionar os seus sonhos, e não para deixá-los de lado.

Pode parecer complexo, e de fato é. Porém, estabelecer essas métricas é fundamental para o sucesso financeiro de qualquer pessoa.

Com isso em mente, criamos um conteúdo exclusivo para que você compreenda a importância de estabelecer limites financeiros. Confira!

Limites Financeiros: do que você abre mão?

Para o palestrante e professor Greg McKeown, “um sim sem certeza é um não com certeza”.

Quando falamos em dinheiro, é preciso compreender que ele não é um fim em si mesmo, mas um meio para que possamos realizar os nossos sonhos.

Isso não significa sair gastando a torto e a direito sem o menor controle. Afinal, o dinheiro é finito. Você sempre precisará fazer escolhas sobre o seu melhor destino.

Nesse sentido, quem não tem limites financeiros, acaba se entregando ao imediatismo do consumo. Ou seja, está empenhando os seus recursos em algo que talvez não faça tanta diferença na sua vida.

Ao fazer isso, saiba que você está abrindo mão de algo no futuro. Pode ser um bem mais caro, uma viagem, ou até mesmo a sua segurança financeira.

Alinhamento com os seus objetivos

Não adianta acumular dinheiro sem um propósito para ele. Afinal, dinheiro não traz felicidade para quem não sabe o que precisa para ser mais feliz.

Os limites financeiros servem para que os seus objetivos estejam perfeitamente alinhados com as suas práticas cotidianas.

Se você ganha 1 mil reais por mês e seu objetivo é guardar 300 reais por mês para uma viagem no final do ano, então, por óbvio, seu limite de gastos será de 700 reais. Sacou?

Limites financeiros para uma vida tranquila

Estar enrolado em dívidas é um pesadelo para qualquer pessoa. Quem está nessa situação, não consegue dormir direito e nem focar no seu trabalho para pagar a conta.

Se você tem limites financeiros, saberá exatamente quanto sobrará no final do mês, sem grandes surpresas.

Saiba que se você ficar esperando sobrar dinheiro, acabará sem nada, pois sempre encontrará mais um gasto a ser feito.

Menor risco de endividamento

O maior vilão da economia é o endividamento excessivo. Quem está inadimplente, perde o crédito na praça, não podendo mais comprar.

Se você possui limites financeiros, sabe exatamente quanto poderá gastar em cada área da sua vida.

Com isso, os gastos tornam-se mais previsíveis e fáceis de serem controlados. Assim, torna-se mais difícil entrar em uma bola de neve de contas impagáveis.

Maior previsibilidade

Sabe aquele aumento que você está esperando? Ou aquela divisão de lucros tão aguardada?

Isso é um convite para gastar mais quando não se tem limites financeiros muito bem estabelecidos.

Muitas vezes esse dinheiro que entra a mais, pode servir para realizar os seus sonhos mais rapidamente, porém, sem controle, estará automaticamente perdido.

Sem limites, a chance de você gastar antes mesmo de recebê-lo, é alta.

Aqui no Meu Dinheiro Web nós podemos ajudá-lo a monitorar a sua vida financeira para garantir o seu sucesso. Acesse agora mesmo!

Procurando um Gerenciador FinanceiroClique aqui e conheça agora!