A importância do controle financeiro pessoal para começar a investir

A importância do controle financeiro pessoal para começar a investir

Investir dinheiro é uma das decisões mais inteligentes que você pode tomar durante toda a sua vida. Quanto antes você ter a consciência da importância de investir dinheiro, mais segurança financeira você e a sua família irão ter ao longo da vida.

O controle financeiro não é fácil, mas também não é um bicho de sete cabeças

Entretanto, essa tarefa não é algo tão fácil. É necessário bastante planejamento, organização e decisões inteligentes para que você alcance seus objetivos. É preciso saber dosar para que você não passe a sua vida inteira só guardando dinheiro sem aproveitar os bons momentos que a vida – e o dinheiro – podem proporcionar.

Se você está buscando iniciar a sua trajetória como investir e não sabe por onde começar, veja aqui porque o controle financeiro pessoal é a primeira etapa que você deve organizar na sua vida para então iniciar os seus investimentos.

É básico, mas é importante

Você pode até achar óbvio esse passo, mas podemos lhe garantir que há muitas pessoas que não sabem de fato o quanto gastam por mês em gastos fixos e variáveis.

Se você não tem esse registro, esse é o seu primeiro passo.

Faça uma planilha, ou no caderninho ou mesmo utilize o seu celular através dos gerenciadores financeiros e coloque todos seus gastos fixos (aluguel, condomínio, prestações, mensalidades) e seus custos variáveis (luz, água, gasolina, alimentação, transporte, lazer). Lembre-se que os custos fixos você têm todo o mês, e eles não sofrem alterações – exceto quando há o ajuste. Já os custos variáveis, normalmente você também tem todo o mês, mas eles variam, pois há meses que você gastará mais luz do que outro, por exemplo.

Este é um bom momento para você analisar seus registros e identificar gastos desnecessários que você possa estar tendo e não notou.

Calcule

Com esses gastos registrados, faça o cálculo básico: pegue a renda mensal e diminua por esses gastos. O dinheiro que sobrar é o que você pode trabalhar para fazer uma reserva de emergência e posteriormente investir.

Lembrando aqui que não estamos considerando dívidas atrasadas, caso você possua, o primeiro passo é você pagar todas as suas dívidas e evitar pagar juros.

Reserva de emergência

A reserva de emergência é o dinheiro que você vai deixar disponível em algum investimento que tenha alta liquidez, para que você possa usar em eventuais emergências, como o próprio nome já diz.

O indicado é que você pegue o valor dos seus gastos fixos e variáveis e multiplique por seis. O valor resultante é o que você deve guardar para reserva de emergência. Isso significa que se você deixar de receber renda por seis meses, você e a sua família ainda conseguem se sustentar até resolver essa situação.

Analise as opções de investimentos

Se você não entende sobre investimentos ainda, conte com a ajuda de um assessor financeiro. Há vários aplicativos online que ajudam você a entender as melhores opções de investimentos baseado na sua realidade e perfil como investidor.

Há investimentos de todos os tipos e que envolvem fatores como: risco, liquidez, índices de rendimento, tempo de investimento etc.

Lembre-se de não colocar todos os seus ovos em uma só cesta. Principalmente depois que você tiver conquistado bons números financeiros investidos, diversifique a sua carteira de forma inteligente, e faça que o seu dinheiro trabalhe a favor da sua segurança e tranquilidade.

Pense no bem-estar da sua família em relação ao dinheiro. Comece sua trajetória como investidor hoje mesmo, pois daqui uns anos você pode se arrepender de não ter iniciado agora.

Para ter mais dicas de como viver com a sua vida financeira de forma mais saudável e inteligente, continue navegando pelo nosso blog e leia mais conteúdos como esse!