Como acabar com as dívidas utilizando um controle financeiro

Como acabar com as dívidas utilizando um controle financeiro

Não só durante períodos de crises econômicas, mas em qualquer momento da vida, ter um controle financeiro e se manter longe das dívidas são atitudes fundamentais para evitar as preocupações e conseguir realizar sonhos, como comprar uma casa, um carro, ou fazer uma super viagem, por exemplo.

Para quem está atolado em dívidas e não consegue sair do vermelho, é difícil imaginar uma solução. Mas você sabia que é possível ter controle financeiro em sua vida? Com planejamento, organização e, principalmente, força de vontade, você poderá colocar suas finanças em ordem.

Então, se você está com dificuldades para quitar as dívidas e se organizar financeiramente, ou quer começar a poupar para investir em novos projetos, fique atento às dicas a seguir!

Planeje seus gastos

Em primeiro lugar, para estabelecer um controle financeiro, você precisa criar o hábito de anotar seus ganhos e gastos. É importante visualizar sua renda e suas despesas, para saber se a conta vai fechar ou não no fim do mês. Depois de saber o que tem a receber e o que precisará gastar, será muito mais fácil planejar a distribuição da renda entre as despesas.

Organize-se para quitar as dívidas

A menos que você comece a ganhar mais de um dia para o outro, será impossível acabar com suas dívidas sem cortas gastos. Por isso, é necessário dividir suas despesas em categorias, para direcionar seu dinheiro de forma adequada.

Priorize os itens essenciais como moradia, contas de luz, água, supermercado e farmácia, por exemplo. É claro que essas são contas que você não pode cortar, mas pense se não é possível economizar, procurando um aluguel mais baixo ou aproveitando as promoções no supermercado.

Em seguida, faça uma relação de itens supérfluos, como academia, refeições fora de casa, roupas e passeios. Pense em formas de cortar ou, ao menos, reduzir os gastos nessa categoria. Você pode, por exemplo, caminhar em vez de pagar academia; ir para a praia, que é de graça, em vez de ir ao shopping, onde ficará tentado a fazer compras.

Poupe!

Se livrou das dívidas? Então comece a economizar. Estabeleça uma quantia para guardar, mesmo que seja uma pequena parte do seu salário, e tenha isso como uma meta, como se fosse uma conta a ser paga.

Se você sempre optar por guardar o que ‘sobrar’, nunca conseguirá poupar. Outra boa ideia é aproveitar rendimentos extras como décimo terceiro, férias e gratificações para abastecer a poupança.

Presenteie-se

Para que o controle financeiro não se torne um sofrimento na sua vida, reserve parte da sua renda para o lazer, pois ninguém consegue ser feliz sem se divertir.

Inclua, na sua previsão de gastos, um valor para fazer um passeio ou ir ao seu restaurante preferido com a família, como forma de recompensa pelo esforço de todos em acabar com as dívidas e poupar.

E quando quiser comprar algo novo, junte o dinheiro antes e pague a vista. Assim, você não fará novas dívidas e poderá, ainda, pedir um desconto.

Faça seu controle financeiro online

E para que todas essas tarefas fiquem mais simples e você consiga acertar sua vida financeira, que tal experimentar nosso controle financeiro online? O aplicativo é gratuito e vai te auxiliar em todos os passos para ter uma vida financeira de sucesso! Se você ficou com alguma dúvida não deixe de escrever para nós no espaço de comentários!