Como economizar no supermercado?

Como economizar no supermercado?

Os produtos no supermercado estão aumentando e muitas vezes ficamos na dúvida sobre o que fazer para economizar. É por isso que trouxemos algumas dicas essenciais para organizar a sua rotina na hora de fazer as compras e gastar menos nesse processo.

Nada de ir ao supermercado com fome

Ir ao supermercado com fome o deixa mais vulnerável para trazer itens que não são uma necessidade no momento, levando coisas por simples impulso. Principalmente itens não saudáveis, como doces, salgadinhos, chocolates, entre muitos outros.

Portanto, faça com que a ida ao mercado seja um momento planejado, não precisa ir com fome ou mesmo pressa, correndo risco de gastar mais. Assim, procure ter algo em casa para comer antes de sair, sabendo que seu objetivo lá é abastecer os produtos em casa.

Sempre leve uma lista

A lista de traz um planejamento do que fará dentro do supermercado, diminuindo também as chances de levar produtos além do orçamento. Dessa forma, a dica é observar os produtos que faltam na sua casa e escrever em um pedaço de papel ou no seu celular.

Chegando no local, vá em busca de tudo o que está anotado, tornando a conta no final menor e até fazendo a tarefa ser mais rápida. Aproveite que a jornada será bem planejada e olhe os preços de diferentes marcas, buscando por aqueles produtos com maior custo x benefício.

Tenha um limite para as suas compras

As pessoas possuem diferentes rotinas, muitos preferem comprar semanalmente, outros mensalmente, os produtos no supermercado. Seja qual for a sua preferência, o ideal é que estipule um limite para as suas compras, um valor máximo de gastos.

Com a rotina fica mais fácil entender quanto fica a sua compra normalmente, sendo assim, sabe que os produtos essenciais geram esse custo. Então, além de ir com sua lista, dê preferência a fazer as contas durante a escolha dos produtos, entendendo também o impacto de cada um no seu limite para o dia.

Estabeleça um cardápio para a sua semana

Outra proposta para saber exatamente o que comprar é criar o cardápio da semana, porque sabe os itens que vão estar na rotina. Essa ação ajuda a diminuir também as perdas ao longo da semana, porque algum produto pode ficar esquecido e estragar.

Nessa perspectiva você compra os ingredientes para os pratos da semana, tendo de forma muito precisa o que vai comprar. Além de tornar o dia a dia mais prático, decidindo tudo o que vai fazer, ganhando mais tempo na hora das refeições.

Faça pesquisa nos supermercados mais próximos

Por fim, não podemos esquecer dessa dica, que é incrível, a qual diz respeito a pesquisar nos supermercados mais próximos. A ideia é que você não fique gastando gasolina verificando todo mercado, mas observar aqueles mais perto da sua casa.

Isso porque alguns itens podem ser mais baratos em um, outros em outro espaço, por exemplo, carnes, produtos de limpeza, enfim. Identifique os produtos mais em conta nesses espaços e crie uma rotina interessante na hora de fazer as compras para economizar.

Agora que você sabe como economizar no supermercado pode criar a sua estratégia para ir toda semana ou mês fazer suas compras. Aproveite e veja na prática como é importante avaliar cada gasto realizado e encontrar estratégias interessantes.

Se gostou, veja outros conteúdos como este e aprenda a economizar mais!

Procurando um Gerenciador Financeiro PessoalClique aqui e conheça agora!