Como proteger seu dinheiro da inflação?

Como proteger seu dinheiro da inflação?

Sempre quando a inflação aparece, todos ficamos preocupados se ela veio para ficar ou será passageira. No Brasil, infelizmente nos acostumamos a uma inflação alta, e por isso já sabemos que um hora ou outra precisaremos criar medidas protetivas para evitar perda de dinheiro. Vamos então saber como proteger o dinheiro da inflação neste artigo.

Primeiramente, você precisa saber que deve tomar algumas medidas para proteger suas finanças.

Planeje as finanças

Parece óbvio, mas não é. O planejamento não se trata de apenas colocar no papel um plano para gastos, mas de manter essa tarefa como uma rotina. Será difícil você ter contramedidas durante a inflação se você não sabe quanto entra e quanto sai do seu caixa.

Além disso, é importante entender que o índice de inflação é uma média para consumo do país, mas cada caso é um caso. Podemos dizer que existe uma inflação pessoal, de acordo com o que e como você gasta. E você só consegue ter uma base da sua inflação pessoal com planejamento financeiro, anotando tudo.

Repense o consumo

O segundo passo é repensar seu consumo. Considere os gastos com energia, água, TV, internet. Veja onde você pode economizar. Isso vai desde tirar cabos da tomada até a troca de planos de internet. Além disso, considere o quanto você gasta no mercado ou com roupas, por exemplo. Às vezes você possui um gargalo e não havia percebido. Sem mencionar, claro, os gastos superficiais, que podem ser excluídos da rotina financeira.

Tenha uma reserva

Ter uma reserva é fundamental em qualquer situação. Com isso você fica mais tranquilo nas mais variadas adversidades. Essa reserva deve ser uma quantia suficiente para você viver ao menos três meses sem trabalhar. Evidentemente, você pode não ter esse dinheiro agora, mas a ideia é juntar aos poucos. Lembre-se que inflação vem e vai, e nunca é tarde para iniciar um fundo de reserva.

Não perca os gastos com saúde de vista

Infelizmente, os custos com saúde tendem a aumentar em períodos de crise. A própria pandemia acabou acelerando essa tendência. Por isso é muito importante estar ciente que eventualmente precisaremos gastar com saúde. Neste caso é recomendável ter um plano de saúde, mas se não possui condições no momento, guarde um pouco de dinheiro mensalmente para esses momentos.

Não deixe de pensar o investimento

Por fim, não podemos deixar de mencionar os investimentos. Como estão os seus no momento? Se você só usa a poupança ou guarda dinheiro, considere investir em fundos de ações, fundos imobiliários, ações, tesouro direto ou qualquer outro investimento que rende mais que a poupança. Em épocas de inflação alta, os investimentos, principalmente os que pagam dividendos, são essenciais para você não sofrer com a alta taxa de juros.

Às vezes pode parecer tarde para pensar nas questões elencadas acima, mas como diz a sabedoria popular, antes tarde que nunca. Daqui alguns anos você estará muito feliz com a decisão que tomou hoje, por isso, coloque em prática nossas dicas! Caso você queira aprender mais sobre como fazer seu dinheiro render, confira nosso site!

Procurando um Gerenciador Financeiro? Clique aqui e conheça agora!