Conheça as 4 melhores dicas de Marketing Digital para utilizar em seu blog

Conheça as 4 melhores dicas de Marketing Digital para utilizar em seu blog

O estilo de vida mudou consideravelmente nos últimos anos em todo o planeta e a internet é, atualmente, parte essencial do dia a dia da grande maioria das pessoas. Sabendo disso, os especialistas em marketing digital passaram a desenvolver estratégias que contemplem com mais perfeição essa nova realidade.

Os blogs se tornaram uma forma de aproximar as marcas do seu público e de fazer as empresas mais palpáveis para os clientes. No entanto, para que isso ocorra da melhor maneira, é preciso tomar as atitudes certas!

Quer conhecer as 4 excelentes dicas e ferramentas de marketing digital para utilizar em seu blog? Então confira o conteúdo a seguir!

Planejador de palavras-chave

O planejador de palavras-chave é uma das ferramentas de marketing digital mais essenciais para a construção e o desenvolvimento de um blog. Sabemos que a maioria das pessoas usa o Google para procurar informações sempre que deseja encontrar um conteúdo ou comprar algo novo e, dentro desse contexto, o SEO (Search Engine Optimization) é efetivo, pois ele busca melhorar o conteúdo de um site e otimizar o mecanismo de buscas com as expressões que o colocarão nos primeiros lugares nas pesquisas.

O planejador de palavras-chave, portanto, ajuda a não escolher apenas por intuição e indica o que você deve, ou não, usar nos seus textos e descrições. Ele fornece um gráfico de tendências do volume de busca de todos os termos relacionados ao que você inserir, sendo um grande indicador para você perceber melhor o mercado e suas flutuações. O seu uso é totalmente gratuito, mas você precisa ter uma conta ativa no Google.

O Google trends é outra das ferramentas de marketing digital primordiais para escolher o conteúdo do seu blog, afinal ele permite que você identifique as pesquisas que os internautas andam fazendo no momento e o quão em voga está determinado termo ou expressão. Com ele, é possível visualizar as principais consultas e também as pesquisas crescentes sobre quaisquer assuntos.

Você também pode refinar os dados e tornar os efeitos ainda mais úteis e expressivos para o seu site, filtrando por países, estados, categorias, período de tempo e até pelas fontes da busca. Para usar o Google trends, basta que você tenha uma conta ativa no Google, acesse o site e explore os tópicos.

Cálculo de ROI

O cálculo de ROI é importante para saber em quais estratégias você deve investir e em quais deve reduzir o seu aporte financeiro. A sigla vem do inglês “return on investment”, que é uma métrica usada para medir os rendimentos gerados a partir de uma determinada quantia investida. Na prática, essa métrica mostra quanto o blog perdeu ou ganhou em relação ao que aplicou em uma certa ação.

Os resultados permitem avaliar, por exemplo, como uma campanha de marketing contribuiu para os lucros em um período específico de tempo. A fórmula é simples: basta subtrair o ganho obtido do investimento inicial e dividir o produto pelo investimento inicial. Elucidando: se o ganho foi de 5 mil reais e o investimento de mil, o ROI seria de 4, ou seja, o retorno foi de quatro vezes o investimento inicial.

Google Analytics

O Google Analytics é mais uma das ferramentas de marketing digital gratuitas do Google. Com ele, você consegue monitorar todo o seu blog e esse instrumento é fundamental até mesmo para grandes empresas do setor virtual. Seu grande diferencial é o poder de ajudá-lo a realinhar estratégias e perceber o que está efetivamente dando resultados.

Você saberá quantas pessoas acessaram sua página durante uma campanha, quantos clientes fecharam negócio ou fizeram o download de um determinado item, a origem do seu tráfego, quantos usuários estão acessando o seu endereço por meio das mídias sociais e muito mais. É uma verdadeira radiografia da sua página, que pode ser muito útil para torná-la cada vez mais eficaz e atraente para seu público!

Essas são as melhores dicas de ferramentas de marketing digital para utilizar em seu blog! Gostou de conhecê-las? Quer ter acesso a mais conteúdos como esse? Então assine nossa newsletter e receba tudo em primeira mão!

Confira também:

13 Maneiras de gerar renda extra e acrescentar seu salário