Dicas para economizar dinheiro nas obras de sua casa

Dicas para economizar dinheiro nas obras de sua casa

Construir ou reformar uma casa é sinônimo de dor de cabeça para muita gente, pois envolve tomar decisões difíceis, resolver problemas inesperados e gastar economias de anos. Entretanto, com as dicas certas para economizar dinheiro na obra, você pode passar por isso de forma muito mais tranquila.

Como tudo o que envolve gastos elevados, o primeiro passo é saber o que precisa ser feito e o quanto de recursos você tem à disposição. Com isso em mente, siga as dicas de economia deste post e boa obra!

Contrate um profissional especializado

Dispensar a contratação de um engenheiro ou arquiteto é uma economia que pode sair bem cara no futuro. Além de evitar erros que podem comprometer a estrutura do seu imóvel, contar com a ajuda de um profissional especializado é crucial para economizar dinheiro na obra — é ele quem fará um projeto de acordo com as suas necessidades e indicará soluções compatíveis com o seu orçamento.

Faça um planejamento financeiro

Saiba quanto dinheiro você precisará investir em cada fase da construção ou reforma e quanto da sua renda mensal pode ser comprometida com a obra. Lembre-se de que esses valores se somam aos gastos fixos da família. Com organização financeira, você evita o pesadelo da falta de recursos com a obra em andamento e também o endividamento.

Acerte na escolha dos materiais

Há pedras, revestimentos, louças e metais dos mais variados preços. Defina os fabricantes adequados ao seu orçamento — você não precisa abrir mão da qualidade por isso — e dê preferência para os modelos que depois ajudaram a gastar menos nas contas de energia e água da casa.

Para a economia de materiais, pense também no desenho de cada ambiente. Se a cozinha receberá armários aéreos, por exemplo, você não precisa colocar azulejo em toda a parede. Se o banheiro será bem ventilado, cubra apenas a área do chuveiro com revestimento.

Busque os melhores preços e condições

Quando se trata de economizar dinheiro na obra, não há outro caminho: é preciso pesquisar muito, pedir orçamentos, negociar com todos os fornecedores. Se você encontrar boa parte do material em um mesmo local, não perca a oportunidade de pedir descontos especiais e condições de pagamento facilitadas devido à compra em grande quantidade.

Além disso, descubra o período de promoções das lojas e compare preços, já que muitos varejistas cobrem a oferta de concorrentes na hora. Outra dica é ficar de olho em trocas de coleção e de mostruário para conseguir boas pechinchas.

Coloque a mão na massa

Há inúmeros blogs e canais de vídeos que ensinam passo a passo como fazer você mesmo diversas intervenções na sua casa. Você pode aprender a aplicar papel de parede, pintar os cômodos, reformar móveis, etc. Que tal chamar a família e os amigos para ajudar? Além de economizar, você ainda se diverte!

Gostou das nossas dicas para economizar dinheiro na obra? Então, compartilhe esse post nas redes sociais e veja se seus amigos têm mais sugestões para você tirar esse projeto do papel.