A importância da preparação e da oratória

A importância da preparação e da oratória

O texto de hoje é um oferecimento da Methodus.

Um dos primeiros passos para alcançar o sucesso profissional é ter uma postura adequada e mostrar-se como a melhor escolha. Seja em entrevistas, palestras, dinâmicas e etc, saber posicionar-se bem, ser carismático e dominar a boa fala pode ser um diferencial imenso separando você de seus concorrentes.

Imagine que você tem de escolher uma pessoa para ocupar um cargo importante na sua empresa e, ao final de todos os testes, dois candidatos estão no mesmo nível de conhecimento e adequação. Qual é o critério de desempate? Aquele que fosse mais comunicativo, altivo e firme ao defender suas posições certamente seria o escolhido. E para chegar a este ponto, é necessário conhecer e saber colocar perfeitamente em prática técnicas de oratória.

O que é Oratória?

oratória

o.ra.tó.ria

sf (lat oratoria) 1. Arte de orar ou falar em público; a eloquência do foro, do púlpito ou das assembleias.

Oratória significa, basicamente, o conjunto de técnicas que tem como objetivo melhorar a fala e a eloquência de oradores que discursam com frequência. Dominando esse tipo de técnica, você pde informar melhor, influenciar, convencer e entreter pequenas ou grandes plateias, melhorando seu poder argumentativo e agregando mais valor a suas propostas e ideias.

200216169-003

Preparando seu discurso

Antes mesmo de se preparar para falar em público, você deve se dedicar a preparar minuciosamente o seu discurso. Ele deve ser dividido em três partes: introdução, corpo/desenvolvimento e conclusão. Escreva um texto didático e bastante elucidativo; peça conselhos a pessoas experientes no assunto. Esteja certo de que o seu texto está perfeitamente adequado ao que você quer promover (ou vender) com o seu discurso.

Um ponto importantíssimo é estar próximo do público que vai ouvi-lo. Uma boa forma de fazer isso é apresentando-se pessoalmente, dando um panorama geral sobre sua vida e, de forma sutil, lidando com humor com seus defeitos. Isso dá um aspecto mais humano ao orador.

Outra questão que deve ser pensada é o perfil do auditório. Adeque sua linguagem a eles para que a mensagem seja captada exatamente como deve. Tenha o cuidado de não superestimar nem subestimar seu público.

5 dicas para falar bem em público

Agora que seu discurso está pronto, é a hora de transmiti-o ao seu auditório. Aqui vão 5 dicas essenciais para que sua apresentação seja um sucesso:

1. Domine completamente o assunto: ao ser uma autoridade sobre o que você está falando, automaticamente você transmitirá segurança a quem ouve.

2. Movimente-se: transmita confiança por meio de sua linguagem corporal também. Olhe diretamente para a platéia e ande pelo palco de forma não-linear (o andar linear pode transmitir insegurança).

3. Ilustre sua mensagem com recursos visuais: se utilize de quadro, datashow, imagens e outros recursos visuais.

4. Controle o tom de voz: não mantenha sempre o mesmo tom durante toda a apresentação. Intercale falas rápidas com falas lentas, por exemplo.

5. Postura: esteja todo o tempo com uma postura altiva. Procure não se curvar nem aparentar acanhamento. Isso também pode transmitir insegurança.