Golpes eletrônicos: não seja a próxima vítima!

Golpes eletrônicos: não seja a próxima vítima!

A todo instante aumenta o número de usuários e empresas vítimas de golpes eletrônicos.

Os golpes realizados por meio eletrônico causam um prejuízo de milhões a instituições financeiras no Brasil.

Diversos são os tipos de ataques. O mais comum é phishing que tem como objetivo o envio de informações falsas via e-mail, simulando o nome de uma instituição financeira de ponta, com credibilidade, a fim de colher informações sigilosas, como número de conta bancária e senha do cartão. De posse dessas informações, os golpistas têm acesso a saldos bancários e até cartões de crédito.

Cada vez mais empresas e usuários domésticos gastam com investimento em segurança das informações armazenadas em seus PC´s. E por mais incrível que pareça, o método mais eficiente  para conseguir informações bancárias é por meio da pergunta direta. Na maioria das vezes, este método não levanta suspeita, por ser tão simples, por isso é o mais utilizado pelos golpistas.

Algumas medidas devem ser tomadas para diminuir o risco de ser “a próxima vítima” do golpe eletrônico:

  • Não clique em links no conteúdo de um e-mail. Se realmente quiser abrir o link, digite o endereço diretamente no seu navegador de internet.

  • Desligue as opções que permite abrir ou executar automaticamente arquivos ou programas anexados a mensagem.

  • Faça download de programas diretamente do site do fabricante.

  • Mantenha seu programa antivírus sempre atualizado.

  • Desconfie sempre dos arquivos anexados aos e-mails, mesmo que tenha sido enviado por alguém conhecido. O endereço do remetente pode ter sido forjado e o arquivo em anexo pode conter um vírus ou um cavalo de tróia (horse.trojan).

Por falar em cavalo de tróia, todo mundo conhece esta famosa estória e, portanto, sabe o seu significado. No meio digital, ele é um programa que, como na ficção, entra no computador e abre uma porta para uma possível invasão. E é muito fácil de propagar para qualquer outro PC.

É um dos vírus mais comuns que circulam na internet, principalmente nas redes sociais (Orkut, facebook, entre outras) e sites de joguinhos.

Por isso, tome muito cuidado quando for navegar pela internet. Tenha sempre um bom antivírus (pode ser gratuito mesmo) instalado no PC e não abra qualquer mensagem que receba por e-mail.

Não seja “a próxima vítima”.