Hábitos saudáveis para finanças

Hábitos saudáveis para finanças

Para que se tenha sucesso financeiro é importante criar hábitos saudáveis para as finanças. Adquirir novos hábitos muitas vezes pode parecer difícil, mas são mudanças saudáveis para você e também para quem convive a sua volta: Família, amigos, colegas de trabalho, enfim, vale a pena praticar, por isso veremos agora o que fazer para ter uma vida financeira saudável.Hábitos saudáveis para finanças

1º Hábito - Ler

A maioria das pessoas no Brasil não gosta de ler. A simples atividade de leitura traz muitos benefícios, tais como diminuição do stress, aumenta o conhecimento, melhora seu vocabulário, exercita a mente, melhora a memória, aumenta o poder de concentração, você escreve melhor, traz tranquilidade e até mesmo diversão.

A lista de benefícios da leitura não termina aqui, poderíamos citar muitos outros proveitos de excelente hábito.

A leitura é como um exercício físico, no início e mais difícil, mas com o tempo seu corpo, sua mente querem mais e você adquire prazer ao realizar tal atividade.

Mas como começar ler, se eu não gosto?

Veja os passos…

Verifique porque não gosta de ler;

Procure ler algo que seja interessante a você;

Monte um plano de leitura diária (Comece lendo pelos menos um capítulo por dia e como o tempo vá aumentando, mas não fique sem ler, se esforce);

Coloque em prática o que ler.

2º Hábito - Aproveite o tempo

Quando estiver dirigindo, caminhando, pegando um ônibus ou em algum outro momento em que se possa ouvir algo, ouça áudio livros. Veja bem, existem áudio livros que você pode ouvir enquanto dirige, caminha ou corre (outro excelente hábito), enfim, ouça um áudio livro nestes momentos.

Existem áudio livros de diversos temas, inclusive sobre finanças!

3º Hábito - Crie um reserva de emergência

Todos nós estamos sujeitos a alguma emergência: Remédios, carro quebrado, reforma na casa e qualquer outro imprevisto. Comece colocando em uma conta poupança uma pequena quantia de sua renda, não precisa ser muito, o importante é começar.

4º Hábito - Use uma ferramenta de controle financeiro

Sua ferramenta de controle financeiro pode ser uma planilha, um aplicativo ou um simples bloco de anotações. É importante que você saiba de onde vem e para onde vai o seu dinheiro. O que acontece com a maioria das pessoas é que o dinheiro entra, mas não sabem onde ele foi gasto.

Tendo um controle financeiro para registrar tudo o que acontece, você saberá tomar decisões que lhe ajudarão até mesmo cortar gastos desnecessários e diminuir consumos que possam estar acima do que precisa.

5º Hábito - Evite empréstimos

Existem pessoas que tornaram os empréstimos como uma rotina em suas vidas. Muitas vezes, antes de concluírem o pagamento, renovam o mesmo e ficam num ciclo sem fim. Se você está nesta situação, pare o quanto antes.

Existem várias modalidades de empréstimos e o recomendável é que use apenas quando não houver outra opção.

6º Hábito - Evite o cartão de crédito

Não podemos negar que o cartão de crédito traz muitas facilidades, mas se não houver um planejamento e controle, os gastos ultrapassam seu orçamento.

Evite o uso do cartão de crédito e procure comprar à vista. Comprando à vista você pode pedir desconto.

Outra dica legal é que os cartões de crédito em sua maioria possuem um sistema em que você ganha pontos ao realizar compras. Estes pontos podem ser trocados por produtos.

Dica: Se você tem o dinheiro para comprar um produto à vista e quer ganhar pontos, compre no cartão e pague a fatura o valor do produto. Será uma “compra à vista no cartão de crédito paga na hora”.

7º Hábito - Poupe uma quantia do seu salário

O recomendável é que se poupe no mínimo 10% do seu salário, mas se no momento, não for possível, poupe o que puder. Procure algum investimento em que debite diretamente na sua conta salário.

Um tipo de investimento interessante para começar é o CDB (Crédito de Depósito Bancário).

Reflita sobre seus hábitos em todos os sentidos de sua vida. Sabemos que certas mudanças precisam apenas de força de vontade.

Continue lendo as dicas e excelentes conteúdos preparados aqui no http://www.efetividade.blog.br .

Se você está com nome sujo na praça veja também o http://querolimparmeunome.com.

Esperamos que este artigo possa lhe ajudar, portanto deixe suas críticas, sugestões e comentários para prepararmos o melhor conteúdo para você!