Home office: combinando conforto e trabalho

Home office: combinando conforto e trabalho

Já pensou em trabalhar sem ter que acordar cedo, fazer o seu próprio horário, não se preocupar com que roupa usar para ir ao trabalho, nem enfrentar problemas no trânsito para chegar ao emprego e almoçar tranquilamente, sem ter que pensar em quanto tempo ainda tem para comer? Parece um sonho? Bem, essa é a realidade dos trabalhadores brasileiros que cumprem as suas funções de suas casas, os chamados home office.

Eles não são poucos. De acordo com a Revista Melhor Gestão de Pessoas, o Brasil ocupa o terceiro lugar na lista de países que mais utilizam esse tipo de trabalho. Só fica atrás de China e Cingapura. A pesquisa foi feita pela Robert Half, empresa de recrutamento especializado, com 1.876 diretores de Recursos Humanos (RH) em 16 países.

A grande vantagem do home office é o conforto. O problema as vezes pode ser uma diminuição na produtividade, se não estiver preparado para o desafio.

home-office

No primeiro caso, o profissional pode ficar bem mais à vontade por estar em casa e pode executar o trabalho nos horários em que ele é mais produtivo. Algumas pessoas trabalham melhor na madrugada, quando há mais silêncio e tranqüilidade, do que de dia, por exemplo.

Trabalhar em casa pode ser um benefício para muitos profissionais, especialmente para mães em licença maternidade e gestantes que não querem perder o rumo da carreira de vista e nem deixar de participar do desenvolvimento de seus filhos.

Porém, não dá para pensar somente nos lados positivos do trabalho em casa. Ao fechar um acordo para trabalhar de casa é importante que o profissional possa viabilizar em sua residência um esquema de trabalho que possibilite a ele cumprir os seus compromissos e ser produtivo. Veja como cursos online de administração podem ajudá-lo a melhorar sua rotina de trabalho.

O ambiente que o trabalhador tem em casa também é muito importante. Se ele mora com outras pessoas, deve entrar em acordo com os outros moradores e escolher um horário em que o ambiente esteja mais calmo, além de ter um espaço próprio, que pode ser uma sala ou um quarto, para poder desenvolver o seu trabalho sem se estressar ou ser incomodado.

O home office pode ser contratado por uma empresa ou pode ser um empresário ou autônomo. Os profissionais que trabalham com vendas, RH, Tecnologia da Informação (TI), cobrança, comunicação e criação são alguns dos que funcionam bem com a prática do home office.

E você, acha que o home office é uma opção interessante que poderia melhorar sua vida e produtividade laboral? Deixe sua opinião.

Post cortesia de Intelecta Cursos