Investimentos: LTNs e Bolsa de Valores.

Investimentos: LTNs e Bolsa de Valores.

Vejo o cenário econômico atual favorável para o investidor de longo prazo, aquele que investe não pensando em resgatar valores nos próximos 10 anos. No curto prazo, o cenário também é atrativo, LTNs – títulos pré-fixados do governo federal – estão pagando taxas que somente a renda fixa brasileira paga. Destaco duas: a com vencimento em 2014 (12,54%) e a em 2015 (12,59%), ambas em janeiro. Como o vencimento é maior que 2 anos, o IR a ser pago é de 15%. A rentabilidade líquida é de mais de 10% ao ano.

Lembro que emprestar dinheiro ao governo é o investimento de menor risco existente. Sim, ele é menos arriscado que a caderneta de poupança.

O legal do Tesouro Direto é que ele é acessível ao pequeno investidor. As LTNs citadas podem ser adquiridas a partir de 130 reais. Como algumas corretoras não cobram para investimentos em títulos públicos, não há razão para deixar o dinheiro na famigerada caderneta de poupança.

O tesouro direto também não exige aportes mensais. Você não precisa fazer novos depósitos regularmente, eles podem acontecer sem regularidade alguma, pode até mesmo ser feito uma única vez.

Insisto a você que ainda não investe: dê o primeiro passo. Tudo é muito simples, rápido e seguro. Não se perde nada. O único que será contra você emprestar dinheiro ao governo será o gerente do seu banco, afinal, ele não ganha nada com isto.

Agora se o prazo a esperar for longo, a bolsa está barata. Aproveite para comprar boas empresas a preços descontados. Se não se sentir seguro para a escolha dos papéis ou tiver pouco dinheiro, compre índices ETFs. Ao comprar um índice você está comprando diversos papéis num mesmo pacote.

O amigo Henrique Carvalho publicou em seu blog na última segunda-feira um texto maravilho: 5 Vantagens da Alocação de Ativos que todo Investidor deve Conhecer. O legal é que você pode seguir parcialmente os conselhos do especialista Henrique investindo apenas em dois ativos: ETF e Tesouro Direto.

É claro que o artigo é muito mais profundo e recomenda dilatar ainda mais os investimentos de forma a diversificar e minimizar o risco, mas para o pequeno investidor, aquele que tem menos 5 mil reais para investir, você já diversifica satisfatoriamente seu portfólio com apenas estes dois ativos.

Já para quem tem o médio prazo como foco o cenário se mostra bem nebuloso. Alguns especialistas tem afirmado que já chegamos ao fundo do poço. Não tenho tanta certeza disto, a pior fase aparentemente passou, mas a bolsa de valores pode cair ainda mais. O que não recomendo é colocar em bolsa dinheiro com destino certo e data definida, os fatores macro e microeconômicos são tantos que é impossível se fazer uma leitura do que irá acontecer nas próximas semanas, meses e anos. Bolsa é o lugar onde os apressados entregam seu dinheiro aos pacientes. Escolha o lado dos pacientes.

Para encerrar volto a repetir meu principal conselho: trace uma estratégia racionalmente e siga-a. Esqueça os burburinhos que ouvirá, aja pela razão e não pela emoção.