Jogos eletrônicos: um mercado bilionário e em plena expansão.

Jogos eletrônicos: um mercado bilionário e em plena expansão.

Quem nunca ficou um bom tempo se distraindo com algum joguinho de celular enquanto esperava na fila do banco, no ponto de ônibus ou em outro lugar?

Confesso que sou viciado por jogos eletrônicos, procuro me controlar muitas vezes para não ficar preso no jogo.

A criação de aplicativos para telefones celulares tem atraído muitos jovens, entre eles, amadores. O mercado de aplicativos para celulares, em destaque os smartphones e tablets, cresceu cerca de 62% nos dois últimos anos, movimentando, aproximadamente, 7 bilhões de dólares.

Com a disponibilização do sistema operacional, utilizado nestes aparelhos, para as empresas desenvolvedoras de aplicativos, programadores de todos os lugares do planeta iniciaram uma corrida para criarem aplicativos atraentes para os usuários de celulares.

No Brasil existem aproximadamente 5.000 programadores desenvolvendo aplicativos para celulares de um único fabricante. Essas empresas, na grande maioria, são formadas por jovens, universitários ou não, na faixa etária dos 16 aos 29 anos.

Com o aumento da concorrência entre as fabricantes de celulares, o mercado dos aplicativos tem se expandido de forma exponencial, gerando lucros excepcionais para aqueles que buscam acompanhar esta expansão. A média de faturamento dessas empresas gira em torno de 2 a 4 milhões de reais por ano. É muito dinheiro.

Outro segmento que tem crescido muito também são os jogos para as redes sociais, por exemplo, o Orkut. Jogos como: Colheita feliz, Mini-fazenda e outros, já rederam milhões para os seus criadores.

Para os próximos anos, a estimativa de faturamento deste setor é de, aproximadamente, 30 bilhões de dólares. E a expectativa de crescimento para o futuro é cada vez maior.

Então, programadores de plantão, aí está uma alternativa, muito atraente, de ganhar dinheiro  e fazendo o que gosta: programar.