Mix ou Composto de Marketing

Mix ou Composto de Marketing

O mix ou composto de marketing é um conjunto de variáveis controláveis que influenciam a forma que o consumidor responde ao mercado.

Esse conjunto de variáveis é conhecido como os 4P´s, pois todas as variáveis começam com a letra “p”, são elas: product (produto), price (preço), placement (distribuição) e promotion (promoção).

Produto

Refere-se ao produto propriamente dito e a forma de relacioná-lo ao cliente. Neste aspecto leva-se em conta a embalagem, o design, as cores, o peso, etc. Também é levado em conta valores intangíveis como o status da marca e demais fatores que despertem o desejo do consumidor.

Preço

O preço de um produto deve ser algo bem pensado. Deve ser competitivo, cobrir custos e gerar lucro. Se muito baixo poderá gerar desconfiança do consumidor, transparecer algo sem muita qualidade. Já se muito alto poderá não estar dentro do poder de compra do consumidor. Também devem ser levados em conta os possíveis descontos em uma negociação.

Distribuição

Os canais de distribuição e a logística empregada a um produto são fundamentais para seu sucesso. Não adianta seu produto ser bom e ter um preço acessível se o consumidor não consegue encontrá-lo nos pontos de venda. A distribuição deverá ter uma ampla cobertura geográfica de forma que o produto seja encontrado facilmente pelo consumidor.

Promoção

A promoção envolve a propaganda, a divulgação do produto, a forma que o consumidor tomará conhecimento de sua existência.