O Ensino a Distância – EaD

O Ensino a Distância – EaD

O EaD é um método de ensino/aprendizado que faz uso da tecnologia da informação para gerenciar suas atividades. Professores, tutores e alunos interagem em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para realizarem suas tarefas. O EaD não elimina totalmente os encontros presenciais, mas esses são esporádicos e quase sempre usados para a avaliação da disciplina.

Nesta nova forma de estudo o estudante se torna co-responsável por seu aprendizado. Ele é o responsável pela construção do seu conhecimento. Professores e tutores são facilitadores que lhe ajudam na condução do seu aprendizado. Como não existe uma hora específica para realizar suas atividades, ele deve ser capaz de gerenciar seu tempo de forma a disponibilizar algumas horas semanais para estar no AVA realizando as atividades propostas no curso.

O estudo a distância fazendo uso da TI é algo relativamente novo. Muito preconceito ainda existe em relação a sua eficácia e muitos questionam a validade dos diplomas. Existem concursos que barram a inscrição de candidatos formados nessa modalidade, isto é errado, pois se o curso foi regulamentado e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) tem a mesma validade dos cursos presenciais.

Estudar num curso a distância, em minha opinião, traz algumas vantagens: o desenvolvimento de um melhor gerenciamento do tempo; uma melhora na forma escrita de se expressar; aprendizado de ferramentas tecnológicas, maior responsabilidade do estudante em relação ao seu aprendizado e uma comunicação com feedback efetivo. Ainda posso listar outras vantagens, essas não diretamente relacionadas ao aluno – democratização do acesso aos cursos, ampliação da oferta de vagas, menor necessidade de espaço físico, formação adaptada as necessidades de mercado e redução dos custos operacionais.

Com a demanda crescente de profissionais cada vez mais qualificados por parte das organizações, com o trânsito cada vez mais caótico nos grandes centros urbanos, com a democratização – ainda que lenta – do acesso a Internet banda larga no Brasil e com o desenvolvimento de ferramentas em TI para interação online cada vez melhores, tudo leva crer que o EaD veio para ficar, que não é um modismo e sim uma realidade em reação a uma necessidade.