O que é CRA?

O que é CRA?

Atualmente, o CRA (Certificado de Recebimento do Agronegócio) se destina a financiar um dos segmentos econômicos mais expressivos do Brasil: o agronegócio. Ele pode ser definido como um título de renda fixa capaz de fornecer um alto rendimento. Dessa forma, é possível perceber uma grande oportunidade de elevar a renda, sem deixar de lado o quesito segurança. Leia esse artigo e compreenda as funcionalidades desse certificado.

CRA: o que é?

CRA é uma sigla da expressão “Certificado de Recebíveis do Agronegócio” que, por sua vez, consiste em uma modalidade de investimento cujo funcionamento ocorre de maneira parecida com o Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI). No entanto, a grande diferença está no nicho de aplicação. Afinal, o CRA descreve um título de renda fixa que diz respeito a um pagamento futuro no ramo do agronegócio, se distanciando, assim, do setor imobiliário.

Como ocorre o investimento CRA?

Para compreender essa questão, imagine que um empreendimento agropecuário necessita analisar o seu capital para investir em equipamentos ou elevar a comercialização dos seus produtos. Dessa forma, para conseguir financiar o projeto, ele decide contratar uma organização securitizadora para adiantar a quantia a ser aplicada no investimento, em similaridade com um empréstimo, por exemplo. Na sequência, a securitizadora resolve transformar a dívida em um papel, oferecendo-a para investidores que decidem efetuar a compra. Obviamente, esses investidores pretendem receber um retorno financeiro como recompensa.

Em suma, esses papéis são denominados Certificado de Recebíveis do Agronegócio. Com base nisso, em muitas ocasiões, as modalidades estruturais de um CRA podem sofrer variações, impactando diferentemente o risco do investimento. Assim sendo, os investimentos que apresentam uma estrutura pulverizada carregam um risco relacionado a carteira de crédito de vários devedores, incluindo os agricultores. Em contrapartida, a estrutura corporativa tende a conectar esse risco as organizações que usaram o processo de emissão para financiar as suas atividades.

Como funciona a rentabilidade?

Esses certificados trabalham com base em uma previsão do valor de rendimento referente a compra do título, em similaridade com grande parte dos investimentos de renda fixa. Dessa forma, existem duas modalidades de remuneração diferentes:

1. Pré-fixada

Por meio da renda prefixada, o comprador saberá com exatidão, desde o momento da aquisição do título, o valor do investimento que receberá futuramente.

2. Pós-fixada

De fato, nessa modalidade, o investidor também tem uma previsão da quantia a ser recebida no momento do vencimento do título. No entanto, é preciso unir a rentabilidade do investimento a um determinado índice econômico como, por exemplo, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o Certificado de Depósito Interbancário (CDI) ou ao dólar. Tenha em mente que quanto mais elevado for o prazo de vencimento do título em questão, mais elevada também será a rentabilidade e, consequentemente, o lucro.

Há taxas de imposto de renda?

Por meio do CRI, as pessoas físicas se tornam isentas ao imposto de renda. Ao se tratar de IOF, tanto as pessoas físicas quanto jurídicas recebem isenção. Dessa forma, esse certificado pode ser uma grande solução para quem almeja investir em uma boa rentabilidade, sem precisar se preocupar com os tributos.

Após ampliar os seus conhecimentos a respeito do CRA, aproveite para aprender como começar a investir no exterior!

Procurando um Gerenciador de InvestimentosClique aqui e conheça agora!