O que é ser bem sucedido para você?

O que é ser bem sucedido para você?

É complicado conciliar carreira, família e lazer de forma equilibrada. É tarefa das mais árduas. Quem fala que não eu desconfio da sinceridade das palavras.

Vida profissional

Em minha opinião a carreira deve ser pensada em dois momentos:

No primeiro momento, que para mim vai dos 20 aos 30 anos, é o momento da construção. Deve-se estudar idiomas, concluir o curso superior e uma pós-graduação. É o tempo de se pensar mais em crescer do que em ganhar dinheiro – vale mais uma grande empresa onde se aprenda muito do que uma pequena empresa, que pague melhor, mas o aprendizado também é menor. É o momento que se pode arriscar, ainda dá tempo de errar e começar novamente.

No segundo momento, dos 30 aos 40 anos, é o momento de consolidar a carreira, de lapidar o que foi aprendido e manter o foco no que realmente é importante para atingir os objetivos que foram definidos na fase anterior. Neste momento se consolida a posição profissional e cria-se uma identidade que o destaca dos demais profissionais.

Família

Durante os dois momentos profissionais, em geral, a família acontece: namoramos, noivamos, casamos e os filhos chegam (não necessariamente nesta ordem). Aí começamos a ter que pensar em dois mundos importantes – trabalho e família. Temos que dedicar tempo à família, mas temos que estudar e fazer hora-extra no serviço; administrar às 24 horas do dia passa a ser uma arte. Não vou escrever aqui como fazer isso, não porque eu não queira, mas porque não tenho a fórmula mesmo, não existe uma regra, você terá que encontrar o seu jeito. Se você trabalhar e estudar muito, terá pouco tempo para a família. Se não o fizer, terá mais tempo, porém menos dinheiro e com menos dinheiro o lazer também fica comprometido. Combinamos assim: quando você encontrar a fórmula mágica você me escreve. Eu tenho procurado o equilíbrio, mas confesso que nem sempre acerto.

Lazer

O conceito de lazer já é algo complicado. Para alguns é lazer ficar em casa vendo TV ou lendo um livro. Já para outros isto é “programa de índio”. Às vezes ouço alguém falar: Fulano não tem vida, só trabalha. Trabalha o dia todo no computador e quando chega em casa vai para à frente do computador. Pô, não se pode medir a felicidade dos outros com base nos próprios padrões, não dá certo.

Lazer é uma atividade que lhe dê prazer e lhe ajuda a diminuir o estresse do trabalho. Agora quando se tem família o lazer deve ser coletivo, deve-se buscar atividades que agrade a toda a família.

Respondendo a pergunta do título desse post ser bem sucedido para mim é conseguir harmonia entre vida profissional e familiar tendo bons momentos de lazer. Resumindo: é ser feliz e proporcionar momentos felizes a sua família.