O que é um pagamento à vista?

O que é um pagamento à vista?

Um pagamento à vista pode ser realizado de quatro maneiras: em dinheiro, cheque, cartão no débito ou cartão no crédito.

Todas estas formas são tidas como pagamento à vista pelo código de defesa do consumidor (CDC).

É justo?

A meu ver não. O lojista tem custos ao vender no débito/crédito e deveria poder conceder descontos aos clientes que efetivamente pagarem à vista (no dinheiro).

A maquininha de cartão é alugada e tem custo aproximado de R$ 90,00. O preço pago pelo comerciante depende de negociação com a operadora, e terá influencia o número de máquinas alugadas e o volume de vendas do estabelecimento.

Além do aluguel da máquina existe o custo do cartão que é uma porcentagem do valor do produto. Este varia entre 2% e 5%. O custo do crédito é mais oneroso que o do débito. Também a porcentagem cobrada do lojista depende do ramo de atuação e do volume de vendas.

A média fica próxima de 3,5%.

Comete crime o estabelecimento que concede um desconto adicional quando seu cliente paga em dinheiro.

Além do custo o lojista demora em média 30 dias para receber da operadora do cartão o valor da venda.

Uso do crédito

Quando você faz uso do crédito proporciona lucro ao banco e à operadora do cartão. Eles deveriam nos pagar por usarmos o crédito e não nos cobrar anuidade.

Eles ainda lucram no juro absurdo cobrado quando se opta por pagar a fatura mínima. Média de 10% ao mês. Pagar a fatura mínima do cartão é pedir para ir à bancarrota.

Conclusão

Apesar de eu achar justo a loja conceder um desconto a quem paga em dinheiro, não negocio minhas compras desta maneira. Por quê? Por que vai contra a lei. Defendo veementemente um mercado-livre, mas como cidadão devo obedecer a lei. Mesmo ela sendo burra. Penso que se cada um fizer o que acha correto ignorando a legislação vigente tudo vira uma baderna. Continuarei escrevendo contra o governo e suas regras esdrúxulas, mas seguir a lei vigente é a atitude, pelo menos no meu entendimento atual, correta a seguir.

Boa quarta-feira!