Os gastos de 2012.

Os gastos de 2012.

2011 já entrou na reta final e quero começar a falar de 2012 e a projeção de gastos para o novo ano.

Que pagar as grandes despesas à vista (IPVA, IPTU, Conselho Regional) com desconto é o mais correto não há dúvidas, mas ainda é possível conseguir outros bons descontos se você ao invés de pagar mensalidades pagar tudo no ato do contrato.

Li esta semana que a intenção de 60% dos brasileiros é quitar dívidas com o 13º salário. Isto é rotina no Brasil, as pessoas se endividam ao longo do ano e tem que fazer uso do salário extra para saldar as dívidas acumuladas e os juros dela.

Meu desafio a você é já iniciar 2012 com uma nova mentalidade, com uma nova forma de administração de receitas e despesas. Uma administração racional e estratégica, uma administração sagaz, que lhe proporcione vantagens contratuais por estar pagando tudo no ato da compra.

Escola

Se você tem seus filhos em colégio particular paga mensalidades. Você sabia que é possível conseguir um bom desconto, de até 20%, se ao invés de pagar mensalidades fechar um pacote com pagamento único? Sim, negocie junto à direção e verá que é possível fechar um bom acordo.

É preferível tirar o dinheiro da renda fixa, pagar as 12 mensalidades com desconto no começo do ano, e investir o valor da parcela cheia na renda fixa. No final você sai ganhando.

Academia

Muitas academias possuem pacotes semestrais ou mesmo anuais. A diferença do pagamento mensal para o semestral é de até 25%. Fora que você fica mais propenso a frequentar as aulas se já pagou por elas.

Idiomas

Aqui existem duas formas de pagar menos: pagando o semestre num pagamento único e tentando negociar o material didático com algum ex-aluno do módulo que você irá cursar. O ideal é unir as duas.

Viagens

Programe suas viagens de forma antecipada e compre o pacote antes da viagem. Quando você for viajar efetivamente já está com o pacote pago. Quem se programa e antecipa a compra paga preços bem mais atrativos.

Conclusão

É óbvia e simples: quem se planeja paga sempre menos.