Perfil de investidor: Conheça os principais e descubra o seu

Perfil de investidor: Conheça os principais e descubra o seu

Um dos passos fundamentais para um novo investidor é descobrir qual será o seu perfil de negócios. Desta forma você poderá racionalizar sobre até quais riscos deseja assumir em suas aplicações e que tipo de rentabilidade deseja ter. Assim, você terá o melhor modelo de investimento ajustado as suas expectativas e planos. Não se pode deixar de fazer uma análise de toda a sua vida financeira, comportamento de compra, reserva de emergência e sonhos que quer realizar.

Somente através desta análise é que você encontrará um alinhamento para os seus investimentos. Eles podem ser três geralmente: conservador, moderado e arrojado, além de ter mais um tipo, o agressivo. Para compreender quem você é como investidor, conheça um pouco mais sobre cada um deles.

Perfil Conservador

A palavra de ordem para aqueles que optam por investimentos conservadores é segurança. Toda movimentação financeira é extensivamente estudada e planejada, buscando sempre as garantias e fazendo previsões sobre o mercado futuro. Isso tudo para não haver o comprometimento da rentabilidade esperada. Quem tem este perfil procura ser mais tradicional em suas aplicações, escolhendo principalmente a renda fixa pré-fixada ou a poupança, que tem alta liquidez.

E se a segurança dos negócios é o objetivo que se almeja nos investimentos do conservador, ele deve saber de antemão que os lucros acontecerão de maneira lenta. Quando se compara o tempo de retorno dos investimentos, percebe-se que esta modalidade privilegia o lucro, mas nada imediato. Quanto mais tempo investido, mais dinheiro rende. O conservador não se arrisca e diversificam muito pouco os seus investimentos. Eles buscam muita segurança através de aplicações em renda fixa, não quer lidar com os riscos e esperam o tempo necessário para ter bons lucros.

Perfil Arrojado

O oposto do perfil conservador é o perfil arrojado, e aqueles que compartilham das características dele são bastante ousados nos seus negócios. Estas pessoas não veem empecilhos em assumir riscos a curtos e médios prazo a fim de ter retornos financeiros lucrativos. Toda a sua rentabilidade de aplicações vai estar diretamente ligada a estes riscos assumidos.

O perfil arrojado também deve pensar em objetivos a serem concretizados em longo prazo, porém para se manter sempre ativo no mercado, sabe que a sua carteira pode ser uma movimentação muito volátil. O grande diferencial de ser arrojado é a consciência de seus investimentos. Ele sabe que está fazendo algo arriscado e que o resultado pode ser positivo ou negativo, mas ele aceita mesmo assim a fim de ter lucros acima da média.

Perfil Agressivo

O perfil agressivo é um desdobramento do arrojado, uma vez que ele também sabe que as suas movimentações financeiras podem ter altos riscos. Contudo, ele quer o maior retorno que puder com os seus investimentos e atua com agilidade no mercado. A grande questão deste perfil é que para ter os lucros esperados a pessoa precisa conhecer muito sobre investimentos. Quando se tem atitudes agressivas e não conhece o comportamento, ele pode perder muito dinheiro em contrapartida.

Perfil moderado

O meio termo entre os perfis arrojado e conservador. Ele que ter bons lucros, não quer abrir mão da segurança, mas se for necessário assumir alguns riscos, ele aceita. Este perfil pode ser muito diverso uma vez que os parâmetros são largos para ele. Contudo, sempre estão procurando caminhar com conhecimento, assistência técnica profissional e atrás das tendências de negócios.

Geralmente, aqueles que têm perfil moderado procuram investir em renda fixa e também na variável, porém não em todos os momentos. Vendo uma boa abertura e procurando respaldo, ele se arrisca em investir em ações que tragam um retorno mais rápido e mais rentável.