Planejamento financeiro: como economizar para fazer um mochilão?

Planejamento financeiro: como economizar para fazer um mochilão?

Nem sempre fazer uma viagem significa gastar uma fortuna. Para alguns, viver essa aventura depende apenas de um bom planejamento financeiro, por isso, saber como economizar para fazer um mochilão é o primeiro passo para colocar o pé na estrada!

Apesar do desafio, reduzir despesas e fazer escolhas mais conscientes é o segredo para fazer uma viagem. Mas se você não sabe como organizar suas finanças para viajar, acompanhe nosso post e leve todas as nossas dicas sobre como economizar para fazer um mochilão na bagagem!

Programe-se antes da viagem

Para quem pretende fazer um mochilão, planejar tudo de forma antecipada faz toda a diferença. Assim, antes de arrumar as malas, escolha o destino da sua viagem e planeje quantos dias pretende viver e tudo que você fará nessa aventura para descobrir qual será o valor total das suas despesas.

Lembre-se que fazer um mochilão inclui gastos com transporte, alimentação, hospedagem, entre outros, então antes de viajar é melhor diminuir suas despesas com o cartão de crédito, idas aos restaurantes e planejar uma reserva financeira.

Não se esqueça que a melhor maneira de otimizar seu planejamento financeiro é contar com a ajuda de uma planilha de controle financeiro, assim, você consegue organizar e planejar tudo de maneira mais prática para fazer o tão sonhado mochilão.

Conheça a moeda do país de destino

Sair do país é uma aventura que precisa ser bem planejada. Isso envolve se programar com antecedência e saber qual a moeda estrangeira vigente por onde viajará.

Dessa forma, ao saber qual é a moeda local você conseguirá programar a troca do dinheiro em dólares, euros ou outras moedas, além de definir como o dinheiro será levado: só em espécie, só cartão (pré-pago, débito ou crédito) ou os dois (opção mais indicada).

Encontre alguém para dividir as despesas

Viajar sozinho não é a melhor opção para quem deseja economizar para fazer um mochilão. Dividir as despesas com alguém é uma boa oportunidade de conhecer novos amigos e ainda reduzir os gastos da sua viagem.

Com isso, além de dividir bons momentos juntos nesta aventura, você poderá economizar bastante e reduzir os custos que seriam bem maiores, caso estivesse viajando sozinho.

Dormir em um quarto compartilhado tem sido a solução ideal para economizar durante o mochilão. Ao contrário dos dormitórios privados, as hospedagens coletivas são mais baratas e também conseguem oferecer certa comodidade  para o viajante.

Evite gastos desnecessários durante a viagem

Incluir o planejamento financeiro na bagagem durante a viagem é importante para não comprometer as finanças e ficar “no vermelho” após a viagem. Lembre-se que pesquisar  restaurantes, opções para fazer sua própria comida e evitar a compra de presentes para toda família, isto pode para tornar sua viagem mais econômica e tranquila.

No mais, aproveite bastante e faça uma ótima viagem.