Preciso comprar um computador novo. E agora?

Preciso comprar um computador novo. E agora?

É com prazer que apresento Fábio Lagoeiro, matemático, mestre em Engenharia Elétrica, professor universitário e servidor técnico administrativo na UFSCar.  Fábio escreverá sobre Ciência e Tecnologia e será colaborador do blog. Dêem boas vindas ao Fábio. Seu primeiro texto segue abaixo. Abraço a todos Jônatas

Resolvi escrever este post para tentar ajudar as pessoas que precisam comprar um computador novo e não sabem onde procurar. Isso aconteceu com uma conhecida minha há alguns dias atrás. Ela comprou um computador em uma dessas lojas de departamentos. Pouco tempo depois, o computador apresentou problemas e precisou ser levado à assistência. Após uma demora absurda, foi constatado que alguns componentes estavam queimados. O PROCON foi acionado para que ela tivesse seu dinheiro de volta.

Hoje em dia, inúmeras lojas de departamentos anunciam super ofertas de computadores a menos de R$100,00 mensais. Por exemplo: “Só hoje, microcomputador 1,8 GHz – 2GB 160GB LCD 15 Grava DVD Windows 7, por apenas R$ 80,00 mensais”.  Cuidado! Se você não entende de computador, procure alguém que conheça, antes de realizar a compra. Pois, o barato pode sair caro. Vou deixar a área de finanças para o meu amigo Jônatas e vou me preocupar com a tecnologia.

Então, vamos entender o anúncio.

Microcomputador 1,8 GHz

Esta informação refere-se ao processador que o microcomputador (ou computador, daqui em diante, usarei computador) está equipado. O processador é o cérebro do computador. Ele é responsável pelo processamento da maior parte das informações do computador. Então, 1,8 GHz refere-se à velocidade do processador. Quanto maior, mais rápido, mas também, mais caro. Para uso doméstico, apenas para navegar na internet e para trabalhos escolares, um computador com um processador 2.0 GHz de velocidade está bom. Agora, se for para jogos, então precisa ter um processador melhor e consequetemente, uma configuração melhor. Voltamos ao anúncio.

2GB de RAM

RAM refere-se à memória RAM do computador. É um sistema “provisório” de armazenamento de dados. Ela permite o acesso direto a qualquer um dos endereços de memória de forma rápida. Não adianta você ter um mega processador e ter pouca memória RAM. O computador ficará lento. 2GB de memória RAM é quantidade muito boa, mas, os computadores domésticos equipados com 1GB de memória RAM também são bons. Uma vantagem que existe nos computadores de hoje, é a possibilidade de expansão da memória RAM em até 4GB.

HD 160GB

HD é o disco onde ficam armazenadas todas as informações gravadas em seu computador. Os computadores mais antigos eram equipados com 1.2GB de HD, pouco mais que um pen drive. Se você quer guardar muita informação em seu computador, compre com 320GB ou mais.

LCD 15 Grava DVD

Esta informação refere, primeiramente, ao monitor, neste caso, de 15 polegadas e tipo LCD, tela plana e fininha. Depois, o Grava DVD, já está dizendo o que faz. Você pode gravar suas informações em um DVD gravável ou mesmo em um CD gravável. E por fim:

Windows 7

Este é o sistema operacional do seu computador. É ele que controla todas as tarefas e gerencia os recursos do seu computador. O Windows não é o único sistema operacional que existe. Tem também o sistema operacional Linux, que vem instalado em muitos dos computadores domésticos vendidos nestas lojas citadas anteriormente.

Acho que agora você já consegue comprar um computador sem ser passado para trás por essas propagandas enganosas. Eu recomendo você procurar uma loja que possibilite montar o computador do seu jeito. Assim, você terá um equipamento adequado para a sua necessidade e com certeza saberá da qualidade de cada um dos componentes que compõem o seu computador. Outra vantagem é relacionada à assistência técnica. Seu computador não precisará ser enviado para alguma cidade longínqua para ser consertado e sim, na sua cidade mesmo. Pode ser que montando o seu computador, ele saia um pouco mais caro que o da loja, mas a qualidade, sem dúvida, será muito superior.