Projete cenários para seus investimentos.

Projete cenários para seus investimentos.

Eu sempre defendo a adoção de uma estratégia deliberada para os investimentos. Gosto de projetar cenários futuros e programar a ação de acordo com cada possível acontecimento. Mas sempre projeto cenários realistas, se iludir com a projeção de cenários mirabolantes é auto-tapiação. Tenho em mente as ações a serem tomadas em momentos de crise total, mas crises reais e não manadas sem sentido.

A pergunta é: o que são crises reais e o que são crises sem sentido? E o mais difícil, como identificá-las? Quando à tempestade passou tudo fica claro, tudo fica lucido e pensamos: como eu não vi isto se era tão claro. O blog do Investidor publicou um texto intitulado Parecia tão óbvio. Então por que falhou? Recomendo a leitura.

Para a compra de ações utilizo como estratégia a análise fundamentalista. Invisto em empresas de valor e de preferência subavaliadas. O momento atual onde a bolsa cai quase 10% em um dia e sobe mais de 5% no dia seguinte, é claramente caracterizado como um momento manada. Para quem tem um horizonte de longo prazo não faz sentido nenhum perder o controle, a tempestade irá passar. Muito pelo contrário, o cenário de incerteza, de falta de confiança nos governos mundiais (aqui recomendo uma excelente análise escrita pelo Finanças Inteligentes) se mostra como boa oportunidade. Alguns papeis tiveram seus preços despencando na última segunda-feira. Ações de empresas sólidas e em forte crescimento caíram de forma totalmente irracional. Este é um momento para o investidor de longo prazo agradecer e comprar. O fundo do poço já chegou, já devo comprar? Não sei e ninguém sabe, afinal bola de cristal que mostra o futuro não existe. Semana passada, quando o governo estadunidense aprovou o aumento do teto da dívida, eu iniciei o pregão comprando ETF, tinha em mente que a bolsa iria subir. Mero engano. Uma semana depois vi o preço do ETF comprado cair 14%. O que fazer? Nada, eu comprei a um bom preço, mais cedo ou mais tarde o mercado refletirá o preço justo.

Já em crises reais eu também devo agir de forma racional. Se comprei um mico de empresa e todos os dados mostram que a empresa é um barco furado, o jeito é assumir o erro, realizar a perda e tocar a bola pra frente. 2011 está sendo um ano formidável para o aprendizado, tivemos o banco Panamericano (BPNM) e a Mundial (MNDL) como exemplos de micos. Aqui recomendo o texto do amigo Everton no blog Finanças Forever.

Aprender de forma acadêmica é sempre correta e recomendada. Aprender de forma prática quando amparada pela teórica é excelente. E quem tem vivido o mercado nestes últimos 4 anos e tem lapidado os ensinamentos com boas leituras é um privilegiado. Passamos pela crise de 2008, estamos na crise de 2011. Crises fortes que fazem o investidor consciente amadurecer com mais rapidez. Uma coisa é ler sobre as crises e aprender através da leitura, outra coisa é além de ler sobre crises passadas ter vivido as mais recentes. O amadurecimento que levaria talvez uns 10 ou 15 anos é aprendido em apenas 4 anos.

Me sinto um privilegiado por ter acompanhado a crise de 2008 e estar agora na de 2011. E hoje com excelentes blogs para podermos conversar e debater o assunto. Blogs que surgiram durante ou logo após a crise de 2008.

Resumindo então: não espere o problema surgir, projete cenários e ações a serem tomadas diante de cada um deles; crises são oportunidades de aprendizado; assuma os micos e se livre o mais rápido possível deles.

Boa quinta-feira.