Redução nos gastos domésticos

Redução nos gastos domésticos

Chegou o momento de colocar na ponta do lápis o que é, realmente, necessário

Em períodos de recessão, economizar é primordial, e vale para tudo. Seja no combustível ou nas opções de lazer, onde for possível cortar gastos desnecessários é importante fazê-lo. Despesas domésticas também não fogem dessa lista. São nas contas mensais da casa que o salário do mês vai embora. Por isso, é importante pensar – e repensar, como economizar, pensando nos mínimos detalhes, assim, o período de crise passará e o financeiro da família continuará saudável.

Eletricidade

A eletricidade, se usada de forma inadequada, pode ser uma dor de cabeça na hora de pagar a conta do mês. Entretanto, algumas dicas simples podem ajudar a aliviar a despesa. Lembre-se que não só o bolso agradece, mas o meio ambiente também.

Aproveite a iluminação natural, nada de deixar luzes acesas enquanto o dia está claro; aliás, já falando em luzes, prefira as lâmpadas fluorescentes, além de durarem mais, também reduzem significativamente o gasto coma energia. Com o ferro de passar, por exemplo, a dica é acumular o maior número possível de roupas e passar todas de uma só vez, regulando a temperatura necessária para cada tipo. Evite banhos demorados e mude a chave quando for pertinente. Para os que assistem TV, nada de dormir com o aparelho ligado.

Na cozinha, cuidado com a geladeira. Evite abrir e fechar a porta o tempo todo e não force o trabalho da refrigeração sem necessidade como, por exemplo, colocando alimentos ainda quentes, espere que esfriem e depois leve ao refrigerador. Além disso, verifique sempre a borracha de vedação da porta.

Redução nos gastos domésticos 1

Alimentação

Nas refeições, alguns gastos também podem ser evitados. Quando for ao mercado, por exemplo, vá saciado e com uma lista dos itens necessários. Dessa forma a compra fica mais organizada e menos impulsiva.

Pesquise preços e esteja atento a promoções. Aproveite os dias em que os mercados oferecem descontos especiais em determinados setores, como o dia da feira ou o da carne.

Muitas pessoas tem costume de fazer compras semanalmente, isso tem um impacto muito negativo, pois você tende a gastar mais, principalmente com guloseimas desnecessárias. E sempre que possível evite levar crianças a hora da compra mensal, elas tem uma tendência a incentivar a compra de produtos supérfluos.

TV e Internet

Alguns pacotes de TV por assinatura fazem uma boa diferença no orçamento mensal da casa, portanto, aproveite o momento para refletir se o pacote que você utiliza é realmente necessário. Existem as opções que possuem todos os canais e a melhor internet, mas dificilmente você será alguém que usufrui tanto dos dois, decida sua prioridade e invista nela, seja TV, internet ou Telefone.

Para ajudar, a NET, uma das empresas do setor, oferece um teste de megas, onde o resultado indica quantos megas de internet são necessários na casa, o exercício é interessante para saber se não há um exagero na quantidade de você contratou da sua empresa de telefonia.

Fonte: Net Ribeirão Preto