Renda extra com bicos

Renda extra com bicos

Quem não gosta de contar com um dinheirinho extra no final do mês? Qualquer valor a mais na conta é bem-vindo para garantir uma maior tranquilidade, proporcionar um alívio no orçamento ou até mesmo para amortizar os impactos financeiros de imprevistos.

Uma das melhores maneiras de tornar isso possível é apostar em uma segunda atividade esporádica, o famoso bico. Também conhecido como trabalho freelancer, o bico é uma forma de incrementar a renda e, de quebra, se dedicar a algo que você gosta de fazer, mas não é o seu trabalho oficial.

Se você está pensando em algum jeito de aumentar o seu rendimento mensal, veja a seguir como os trabalhos esporádicos podem se tornar uma alternativa lucrativa para suas noites e seus finais de semana:

Os bicos podem te ajudar conquistar sonhos

Se o salário não rende e o dinheiro sempre parece curto, os bicos podem ser exatamente a alavanca para realizar seus sonhos. Com os trabalhos de fim de semana ou fora do seu turno convencional, é possível juntar dinheiro para realizar sonhos, como por exemplo, a troca de carro, o financiamento de um curso, a abertura de um negócio ou até mesmo a compra de uma casa. Isso vai requerer muito esforço e dedicação, mas será recompensador.

O bico não precisa ser chato e estressante

É isso mesmo: o trabalho freela não precisa ser desgastante, chato e estressante, afinal, no expediente normal você já dá um duro danado, muitas vezes em um ofício que não te agrada tanto. Nos momentos de descanso, o ideal é que as atividades, ainda que rentáveis, sejam prazerosas. Nesse sentido, um hobbie pode virar um bico e, quem sabe, futuramente, pode se transformar na sua profissão principal. Imagine só que bacana ganhar a vida fazendo o que se gosta, não é mesmo?

Os melhores bicos

A verdade é que não existe isso de bico melhor ou pior. Existe o bico adequado para você. Gosta e sabe cantar? Então se apresente em barzinhos! Tem habilidades em fotografia e possui o equipamento necessário? Fotografe no fim de semana. Ama cachorros? Vire um dog walker. Deu para entender, né?

Não importa se você vai trabalhar como garçom, recepcionista de eventos, animador, monitor infantil, figurante, modelo, consultora de cosméticos, maquiadora ou cabelereira. Se você realmente tiver competência para oferecer um bom trabalho, os lucros serão inevitáveis e no final do mês você poderá contar com um dinheirinho a mais.

Saiba gerenciar o bico

Não é por ser uma atividade esporádica, temporária e informal, que o bico não deve ser encarado com seriedade. O principal risco para quem realiza trabalhos freelancer é ganhar um dinheiro a mais e não saber se a atividade realmente vale a pena, pois ele trabalha bastante e nem sempre vê resultados significativos no bolso. Para evitar que isso aconteça com você, controle tudo o que você ganha, calcule o valor que recebe por hora e analise se o esforço tem sido realmente compensado. Se for necessário, use ferramentas de gestão financeira, como planilhas e aplicativos móveis.

E aí, você já se dedicou a algum bico para aumentar a sua renda? Como foi essa experiência? Conte para nós através dos comentários!

Confira também:

13 Maneiras de gerar renda extra e acrescentar seu salário