Saiba como calcular o valor de uma empresa

Saiba como calcular o valor de uma empresa

Sempre que um negócio começa a dar realmente certo no mercado e chega o momento de vender ou encontrar investidores para aquele instituição, é comum encontrar diretores ou sócios com a mesma dúvida: como calcular o valor de uma empresa? Pois bem, foi pensando nisso que criamos esse post em que exemplificaremos 3 modelos bastante simples de fazer essa conta.

Quer saber quais são eles? Então continue lendo o post.

Fluxo de caixa descontado

Peça-chave para se encontrar o valuation de uma empresa, o fluxo de caixa descontado é uma ferramenta muito utilizada por investidores para encontrar o valor de uma empresa a partir de seus possíveis resultados futuros. Mas como fazer esse tipo de previsão?

Primeiramente deve-se ter uma estimativa do fluxo de caixa da empresa. Depois soma-se à projeção de faturamento e desconta-se de tudo isso os juros anuais e eventuais tributos.

Como a forma de calcular o fluxo caixa descontado é um pouco mais complexa, vamos deixar um link sobre um artigo que fala exclusivamente sobre isto, clique aqui.

Avaliação por múltiplos

Uma outra maneira de se encontrar o valor de uma empresa é por meio de sua avaliação por múltiplos. Nesse método deve-se comparar o valor daquele negócio com o de algum semelhante a ele já no mercado.

Essa comparação é interessante porque leva em conta o valor de mercado  de um negócio e a expectativa para com ele. Além disso, é uma boa maneira também de saber se a sua empresa está se saindo bem perante a concorrência — e talvez até mudar alguma estratégia.

Valor patrimonial

O valor patrimonial, ou valor de livro, é aquele que leva em conta todos os ativos de uma empresa — como suas lojas, outros imóveis, carros e computadores —, somando o valor de cada uma deles e descontando futuramente as dívidas e obrigações financeiras daquela instituição.

Por ser um cálculo relativamente simples, afinal, ele leva em conta diversos números previamente anotados, o valor patrimonial é bastante utilizado durante uma negociação entre sócios, quando algum deles pretende deixar o comando da empresa, por exemplo, ou quando ela está abrindo concordata.

Seja pelo valor de caixa, de mercado ou patrimonial, como você pode ver por aqui, o que não falta são maneiras de como calcular o valor de uma empresa. E se a próxima etapa do seu negócio for a venda ou busca por investimento, nada melhor do que usar alguns desses sistemas para encontrar os verdadeiros números da sua marca.

Não hora de decidir a forma como calcular o valor da sua empresa é importante saber que dependendo do tipo do seu negócio, o cálculo do valor da sua empresa pode ser muito mais complexo, exigindo ajuda de especialistas sobre este assunto.

Ficou interessado no assunto? Gostaria de saber mais alguma coisa sobre fluxo de caixa ou valor patrimonial? Então deixe a sua dúvida ou comentário aqui mesmo no post. Participe!