Saiba como escolher sua nova TV

Saiba como escolher sua nova TV

Está pensando em trocar sua televisão, mas está em dúvida qual modelo comprar?

Hoje, presenciamos uma “chuva” de novos modelos de TV disponíveis no mercado. É TV LCD, LED, HDMI, Plasma, Full HD e o mais novo, o 3D.

A escolha do modelo deve pautar para que finalidade você irá adquirir o novo televisor. A partir daí, você pode sair em busca.

Se você quer um aparelho que suporte imagens de vídeo games de última geração, sua opção é adquirir uma TV que tenha maior contraste de imagem, resolução de tela Full HD, maior quantidade de cores e, o principal, menor tempo de resposta.

Agora, se passará a maior parte do tempo assistindo filmes em DVD, você vai precisar de uma TV que tenha fidelidade de cores e uma excelente resolução.

Contudo, se sua maior diversão, na frente da TV, é a programação da TV aberta ou Tv a cabo, você não precisará gastar muito comprando uma TV 3D, top de linha, porque a exigência de resolução e áudio é bem pequena.

Hoje, está na moda querer uma TV Full HD, alegando ser primordial para assistir a nova programação transmitida digitalmente (a famosa sigla, HD – high definition). É pura propaganda.

As resoluções são consideradas HD quando são acima de 480p. A resolução de uma TV Full HD chega a 1920 x 100 pixels (1080p). As emissoras de TV a cabo, que transmitem sua programação, ou parte dela, em HD, consegue alcançar a resolução máxima de 1024 x 728 (720p). Não são todas que conseguem chegar a essa resolução.

Portanto, você terá uma super TV, mas não fará uso de toda a sua capacidade. Por exemplo, você usará uma bazuca para matar uma formiga. Um grande desperdício.

Agora, se você já possui um Blue-ray player, terá que adquirir uma TV Full HD para poder desfrutar de toda a magia das cores na sua tela, com uma excelente resolução.

Quem procura uma TV menor que 32 polegadas, a melhor opção é uma TV LCD. Ela é barata, tem uma ótima resolução e é ideal para HDTV.

Lembre-se de verificar a distância que sua TV ficará dos telespectadores. O ideal para TVs com resolução a partir de 1024 x 768, é multiplicar as polegadas da TV por 3 (42” = 3,16m). Para TVs com resolução menor, multiplique as polegadas por 5.

Seguindo essas normas da ABNT para a distância do seu televisor, você poderá passar longos períodos assistindo a um filme, sem se queixar de cansaço visual.