Sua aposentadoria e o INSS

Sua aposentadoria e o INSS

Ontem estava conversando com meu pai, um aposentado, sobre aposentadorias.

Cada vez que imagino o futuro do INSS fico preocupado. Economicamente será impossível manter o sistema da forma que ele ocorre hoje.

Há 40 anos éramos 90 milhões, hoje já passamos de 190 com estimativas para em 2050 de 260 milhões de habitantes. Também passamos a viver mais, com a evolução da medicina a expectativa de vida vem aumentando consideravelmente. Em 1970 apenas 5% da população eram de pessoas maiores de 65 anos, a estimativa para 2050 é de 18%.

Esses dados servem apenas para ilustrar que o INSS não terá dinheiro para pagar aposentadorias para todos os brasileiros.

Outro cenário que mudou bastante foi que as pessoas se casam novamente e deixam pensões para seus cônjuges ao falecerem. Muitos senhores se casam com mocinhas novas e ao falecerem elas passam a receber gorduchas aposentadorias.

Esses cenários não foram previstos ao se pensar em aposentadorias. Há anos atrás a expectativa de vida após a aposentadoria era de apenas 5 anos. E hoje?

O que fazer?

Eu aconselho a você preocupar-se com sua aposentadoria desde já e não esperar pelo governo. A idade mínima para aposentar-se é de 65 anos para homens e 60 anos para mulheres. Você terá que trabalhar mais ou menos 40 anos para poder se aposentar.

Veja só. Se você economizar 214 reais por mês durante quarenta anos. E investir esse dinheiro com um retorno de 9% ao ano, terá acumulado ao final do período 1 milhão de reais.

Não levei em consideração a inflação do período. Mas basta você atualizar o dinheiro a ser depositado corrigindo a inflação.

E o INSS?

Acredito que terão que repensar muita coisa. A máquina administrativa certamente não conseguirá se sustentar com a fórmula atual.

Provavelmente os valores das aposentadorias serão cada vez menores. Cada vez mais as pessoas terão que trabalhar, após se aposentarem, para completar a renda.

Gente, infelizmente a realidade é essa, agora cabe a você decidir, ou se planeje para ter uma aposentadoria tranquila ou fique refém do INSS.

Eu to fora dessa! Boa sorte.

Leia também: Orçamento doméstico: o que cortar?