Vantagens em usar o cartão de crédito

Vantagens em usar o cartão de crédito

Como já escrevi em artigo anterior o cartão de crédito é mocinho e não vilão [leia o artigo]. Basta usá-lo com sabedoria. Hoje existem duas bandeiras que dominam o crédito: Visa e Mastercard. Não vejo muito necessidade de utilizar as duas, no geral, onde uma bandeira é aceita a outra também. Sendo assim é interessante ter um único cartão para poder acumular e aproveitar as vantagens.

Programas de recompensa

As administradoras de cartão devolvem aos seus clientes parte dos gastos efetuados através de pontos que podem ser trocados por produtos, milhas áreas, assinaturas de revistas, viagens, etc. Tudo depende do tipo de cartão.

Os cartões top, para clientes com renda acima de 10.000 são: Mastercard Black, Visa Infinite, American Express Platinum Card e Diners. Já os Platinum da Visa e Mastercard são para clientes com renda acima de 5.000. Em geral, quanto “melhor” o cartão mais pontos são gerados por real/dólar gasto.

Anuidades

Quanto mais você usa o cartão mais importante você se torna para os bancos e operadoras. Bons clientes recebem até mesmo isenção total de anuidade. Alguns bancos como o Santander e o Itaú/Unibanco oferecem cartões chamados free, não cobram anuidade desde que o cliente se comprometa a usá-lo pelo menos uma vez ao mês. Algo interessante.

A comodidade e segurança do plástico

Até pouco tempo atrás para usar o cartão não se fazia necessário o uso da senha pessoal. Com os novos cartões com chip a senha passou a ser obrigatória. Com isso a segurança aumentou bastante, mesmo que você perca ou tenha seu cartão furtado ainda será necessário o conhecimento da senha para alguém poder utilizá-lo.

Hoje a quase totalidade dos estabelecimentos passa cartão, isto é mais prático e rápido, facilita para todos.

Controle do dinheiro

Com o pagamento do cartão concentrado numa data o controle do orçamento fica mais fácil. Às vezes passo o mês inteiro sem pegar em dinheiro na forma tradicional, tendo todas as minhas transações realizadas através do crédito. Isso me facilita muito atualizar minha planilha de controle financeiro, basta eu acessar meu banco e conferir os gastos realizados.

Cartão é para todos

Até algum tempo atrás cartão de crédito era coisa de quem ganhava bem, hoje está disponível a todos. Qualquer assalariado pode fazer bom uso do cartão.

Em resumo, o cartão é um grande aliado do controle financeiro, suas vantagens são totais e não veja motivo algum de não usá-lo.