Você sabe formatar o seu PC?

Você sabe formatar o seu PC?

Seu computador está travando constantemente ou não tem o mesmo desempenho como antes? Ele está precisando ser formatado.

Independente da versão do Windows que você utiliza, em algum momento terá que formatar o seu PC. Se você instala muitos programas ou jogos e não consegue desinstalá-los corretamente, isso irá causar erros no seu sistema e deixará de funcionar corretamente.

O que é formatar?

Segundo o dicionário, formatar, em informática, significa preparar um suporte magnético de armazenamento de dados para que nele se possa gravar informação. Muito complexa esta definição.

No nosso dia-a-dia, formatar um microcomputador é apagar todos os seus dados (programas, arquivos e pastas) existentes. É limpar tudo, deixar “zerado” e depois, instalar os programas novamente.

Mas, antes de sair formatando seu micro, alguns cuidados e procedimentos devem ser observados.

Primeiro você deve selecionar todos os arquivos e pastas que quer manter no PC e fazer um backup deles. O que é fazer um backup?

É fazer uma cópia de segurança dos seus arquivos, para depois copiá-los de volta. Com certeza, a quantidade de arquivos e pastas será grande, por isso, grave-os em um DVD-RW (RW significa que ele é regravável).

Outra medida a ser tomada antes da formatação, é salvar os drivers da placa-mãe. Geralmente, os drivers estão armazenados em CD ou DVD, quando compramos um PC novo.

Caso não possua mais nenhum CD ou DVD, procure-os no site do fabricante do seu PC ou em sites especializados.

Em hipótese alguma, formate sue PC sem tem todos os drivers. Eles irão garantir o bom funcionamento do seu micro, como som, vídeo, rede e outras funcionalidades.

Depois disso, faça uma lista dos programas que você utiliza no dia-a-dia. Antívirus, navegadores de internet, descompactadores de arquivos, pacote Office ou BrOffice entre outros.

Outro detalhe importantíssimo: tenha o CD ou DVD do seu sistema operacional. Caso contrário, seu PC ficará inútil.

Feito tudo isso, insira o DVD ou CD do sistema operacional no drive e reinicie seu PC. Daí, é só seguir as instruções na tela.

O PC está formatado e agora?

Instale o software antivírus e, em seguida, instale os drivers dos componentes. Os componentes que necessitam de drivers são: placa-mãe, placa de vídeo e áudio, modem/placa de rede, mouse, teclado, monitor, impressora ou escâner, webcam ou qualquer dispositivo que seja conectado no PC.

Terminada esta fase, habilite sua conexão com a internet. Faça as atualizações necessárias para o seu PC, principalmente, do sistema operacional e do antivírus. Elas são fundamentais para o desempenho do seu micro.

O próximo passo agora, é só reinstalar seus programas preferidos e os seus arquivos e pastas.

Pronto, seu PC está novo outra vez!