10 vantagens do modelo burocrático

Leia antes o post “É bom ser burocrático” clicando aqui.

Weber falou sobre as vantagens da burocracia. Embora considera-se o modelo burocrático eficiente ele temia essa eficiência, cujo resultado seria uma ameaça à liberdade individual.

1)    Racionalidade para o alcance de objetivos organizacionais.

2)    Precisão na definição do cargo e conhecimento dos deveres.

3)    Rapidez nas decisões, pois cada um conhece o que deve ser feito e por quem. Ordens e papéis tramitam por canais preestabelecidos.

4)    Univocidade de interpretação garantida pela interpretação específica e escrita. Por outro lado a informação é discreta, pois é fornecida apenas a quem deve recebê-la.

5)    Uniformidade de rotinas e procedimentos.

6)    Continuidade da organização, algo que pode não acontecer na liderança carismática.

7)    Redução do atrito ente as pessoas, pois cada funcionário conhece o que é exigido dele e quais os limites entre suas responsabilidades e a dos outros.

8)    Constância, pois a mesma decisão deve ser tomada na mesma circunstância.

9)    Confiabilidade, pois o negócio possui regras conhecidas. As decisões são previsíveis e o processo conduzido de forma imparcial.

10) Benefícios para as pessoas na organização, pois a hierarquia é formalizada, o trabalho é dividido entre as pessoas de maneira ordenada, as pessoas são treinadas para se tornarem especialistas, podendo encarreirar-se na organização em função de seu mérito pessoal e competência técnica.