Princípios não podem ser quebrados.

Princípios não podem ser quebrados.

É interessante como algumas coisas necessariamente temos que viver. Existem fases que não podem ser puladas, temos que passar por elas para aprender e amadurecer.

Uma criança não consegue correr antes de aprender a engatinhar, se equilibrar em pé, dar os primeiros passos, depois começar a andar, e dominar o andar para depois pensar em correr. São princípios que não podem ser quebrados.

Na vida profissional acontece à mesma coisa, existem princípios que não podem ser ignorados, e se tentamos avançar para a próxima etapa sem antes estarmos maduros na fase anterior, quebramos a cara.

Para o equilíbrio profissional é importante alinhar o conhecimento adquirido através da qualificação e capacitação com experiência profissional na função. Somente um currículo recheado de cursos não garante eficiência, assim como somente a experiência prática sem a teoria é uma grande furada. Os profissionais mais admirados e mais bem sucedidos seguem os princípios básicos do aprendizado, não tentam pular etapas. Eles crescem na carreira no tempo certo, da maneira certa, com ética e respeito aos princípios.

Como anda sua carreira? Você tem tentado pular etapas?

Se suas respostas foram sim, cuidado. Não vai dar certo. Mais cedo ou tarde você se dará mal. Respeite o ciclo natural das coisas. Você pode até tentar acelerar seu aprendizado, isto é justo, mas pular etapas é tapeação.

Empresas familiares “quebram”, muitas vezes, exatamente por isso. Colocam-se parentes em cargos que eles não têm competência para exercerem, seja por estarem desqualificados tecnicamente ou por falta de traquejo administrativo. Lidar com pessoas exige maturidade pessoal e profissional. Em cargos públicos, função de confiança, acontece à mesma coisa. Pessoas são nomeadas por nepotismo ou coleguismo, princípios são esquecidos e os resultados são desastrosos.

Se você emprega pessoas respeite os princípios em toda contratação, haja racionalmente e com ética. Você empregado, foi lhe oferecida uma posição na qual você não está habilitado a exercê-la? Você sabe que estará pulando etapas? Seja honesto consigo mesmo e recuse.