Mudança de Paradigma

Mudança de Paradigma

Um paradigma é um padrão de referência, uma forma de ver o mundo. Nossos julgamentos e ações são conduzidos por nossos paradigmas.

Paradigmas são difíceis de serem mudados: veja o paradigma religioso, não falo de religiosidades diferentes dentro de um mesmo paradigma e sim de paradigmas diferentes. Cristianismo, budismo, islamismo, são paradigmas diferentes, formas completamente distintas de fé e religião.

A ciência quebra paradigmas. A terra não é o centro do universo, Einstein e sua teoria da relatividade são exemplos.

Como agimos em cada situação sofre influencia do paradigma mental que temos registrado, seja de forma consciente ou não.

Temos o paradigma dos pais ideais, da família ideal, do cônjuge perfeito, dos filhos maravilhosos. O problema é quando o paradigma do outro é diferente do nosso, há conflito.

Paradigmas são vistos como realidades por cada indivíduo. São verdades imutáveis. Ao analisarmos qualquer evidência vemos sobre a ótica do nosso paradigma e achamos conclusões reais baseadas nela. Volto a citar a religião como exemplo: todas as religiões encontram na mesma bíblia respostas para o paradigma que têm como referência. Quem está certo? Todos. Tudo depende do paradigma.

Hitler não cometeu atrocidade nenhuma de acordo com seu paradigma.

Garotas chinesas um ano antes da festa de “debutante” ganham um cachorro. Ela o cria durante todo o ano e no dia de seu aniversário leva-o ao restaurante para ser sacrificado e juntamente com sua família jantá-lo. Para nós isso é uma atrocidade, um absurdo. Mas não fazemos algo semelhante com porcos e galinhas? Perceba que tudo depende de um paradigma.

Nossas ações contra a vida de outro ser humano são moldadas pelos paradigmas que temos em relação à alma, a vida pós-morte. Questões polêmicas como aborto e eutanásia são discutidos com base em paradigmas. Veja que ninguém tem problema em sacrificar um animal de estimação que foi atropelado e está sofrendo, já um ser humano.

Princípios

Princípios conduzem a conduta humana. Princípios são universais e não podem ser mudados. Posso citar como principio a imparcialidade, a honestidade e a justiça. Porém um princípio pode sofrer influencia de um paradigma. Ao se procurar fazer justiça há como base um paradigma.

Como mudar um paradigma?

O primeiro passo é entender que existem princípios e paradigmas. Devemos sempre respeitar os princípios e nos perguntar se estamos agindo com base em um principio puro ou o mesmo sofre influência de um ou mais paradigmas.

O segundo é reconhecer que existem várias “verdades” e que a minha é apenas uma delas.

O terceiro é colocar-se no lugar do outro, é tentar ver o mundo pelos olhos do outro.

O quarto é querer mudar.

O quinto é agir com coerência. No começo não parecerá natural, somente com o passar do tempo você irá se acostumar e a interiorizar a mudança. Isso poderá levar anos.