3 formas para você fazer seu patrimônio crescer

3 formas para você fazer seu patrimônio crescer

Sua vida financeira reflete diretamente na sua qualidade de vida e de seus familiares próximos, portanto, aprender como crescer seu patrimônio deve ser sempre uma de suas prioridades. Contudo, é preciso ter cautela e conhecer muito bem cada tipo de investimento para não perder dinheiro.

Para muitos brasileiros, a poupança ainda é uma das primeiras opções quando se fala em investimento. Por mais prática e segura que seja, seu rendimento de apenas 8,07% ao ano ficam bem abaixo dos juros de 13% ao ano da taxa Selic, o que descaracteriza a poupança como um tipo de investimento vantajoso.

Mas não se preocupe! Nesse artigo, vamos mostrar 3 formas de fazer seu patrimônio crescer.

Invista no Tesouro Direto

O Tesouro Direto é uma plataforma de negociação de títulos públicos (pequenos valores emitidos pelo governo) através da internet e por intermédio de corretoras de valores. O Tesouro é uma opção de investimento considerada de baixo risco e bastante segura e, por isso, é bastante aconselhada para quem está começando a investir e não quer correr riscos.

Existem diversos tipos de títulos, os mais populares são:

  • **Tesouro Prefixado (LTN): **Este título possui taxa predefinida, assim, o investidor já sabe o quanto irá receber de juros ao final do período;

  • **Tesouro Selic (LFT): **Título com rentabilidade diária vinculada a taxa Selic, ou seja, os ganhos dependem da variação dessa taxa. Se ela subir, a remuneração aumenta e vice versa;

  • **Tesouro IPCA + (NTN-B): **A rentabilidade desse título é vinculada a variação do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor, taxa que mede a inflação do país), mais os juros.

A escolha do título certo vai depender da situação econômica do país e de seu perfil de investimento, mas sem dúvidas essa é uma das maneiras mais seguras de crescer seu patrimônio com baixo risco.

Troque a poupança pelo CDB

A sigla vem de “Certificado de Depósito Bancário”. Resumidamente, o CDB é o empréstimo de dinheiro para os bancos através de títulos emitidos por eled mesmos. Assim, o banco utiliza esses recursos para emprestar esse dinheiro para outros clientes a taxas maiores e também para investimentos diversos, o que garante seu lucro.

O CDB é tão seguro quanto a poupança e pode chegar a render aproximadamente 14,28% ao ano (descontado o IR), um valor superior a poupança que ficou em torno de 8,07% ao ano nos últimos 12 meses.

Invista em ações na bolsa de valores

No Brasil, a compra e venda de ações são negociadas através da BM&FBovespa e por meio de corretoras. A compra de ações é considerada um investimento de alto risco, uma vez que não há nenhuma garantia de que haverá um retorno e o sucesso do investimento depende principalmente da perspicácia, análise e feeling do investidor para escolher a melhor opção de investimento.

Entretanto, comprar as ações certas podem elevar de maneira expressiva seu patrimônio em pouco tempo, em um nível em que as opções anteriores (e mais seguras) não conseguiriam. Por conta disso, antes de escolher esse tipo de investimento, dedique-se a aprender sobre o mercado e não invista toda a sua poupança em ações de uma mesma empresa, é muito importante diversificar.

Grande abraço!