4 conceitos populares e errados.

4 conceitos populares e errados.

É coerente pensarmos que não somos livres de conceitos preconcebidos. Que temos um paradigma mental que nos diz o que é certo ou errado. A grande maioria destes conceitos são bons e nos ajudam a viver o dia-a-dia, mas alguns deles são inúteis, nos fazem errar e no sentir culpados por algo que não temos culpa.

Hoje quero conversar sobre alguns paradigmas que devem ser eliminados de nossas mentes porque são errados e não nos ajudam em nada, pelo contrário, só nos atrapalham.

Para ganhar dinheiro é preciso ralar muito.

Já ouvi a frase acima muitas vezes e creio que você também. Agora o que ela tem de verdade? Nada, isso mesmo, nada. Colocaram em nossas mentes que para ganhar dinheiro é preciso ralar muito e isso não é uma verdade, não que seja uma mentira, mas não é uma verdade. Temos a tendência de nos sentirmos desonestos se ganharmos dinheiro fácil ou rápido, isso porque fomos conduzidos a pensar que é preciso ralar. O conceito de deixar o dinheiro trabalhar para você não é bem aceito, pois nossas mentes não foram treinadas para isso. Digo a você que podemos ralar pouco e ganhar muito. O segredo está nas escolhas corretas. O poder multiplicador dos juros compostos no longo prazo é algo simplesmente fantástico e você escolhendo deixar seu dinheiro fazer dinheiro através de juros é uma forma passiva de ganhar. Você investe hoje para no futuro ter uma tranquilidade sem ralação, apenas curtindo seu dinheiro trabalhando por você.

Dinheiro torna as pessoas gananciosas e más

Muitos atribuem poderes inexistentes ao dinheiro. O dinheiro não torna ninguém melhor ou pior, ele apenas potencializa o alterego. Se a pessoa é generosa e gosta de ajudar, tendo dinheiro ela poderá ajudar ainda mais pessoas e contribuir com quantias mais substanciais. Agora se ela é mesquinha, pão dura e arrogante, com dinheiro, apenas refletirá tais atitudes de forma mais latente. O dinheiro não muda em nada alguém, ele apenas reflete melhor quem somos.

Para economizar é preciso ganhar bem

Esqueça essa história que é preciso ganhar bem para poder economizar e investir. Mentira, pura lorota. Defina porcentagem das receitas recebidas a investir e faça. 10% pelo menos. Mesmo que você ganhe salário mínimo, economize e invista 50 reais. Os evangélicos fazem isso, entregam o dízimo mensalmente, mesmo ganhando o mínimo. Tudo é uma questão de prioridade.

Só estudando em escolas particulares posso evoluir na vida e no trabalho

Seria hipocrisia minha dizer que quem nasceu em berço de ouro não leva vantagem. Mas o Brasil é um país de oportunidades e permite sairmos do nada e subirmos na vida. Vivemos na era das facilidades proporcionadas pela tecnologia. Estudar e adquirir conhecimento está a cliques do mouse de qualquer cidadão com acesso à Internet. Se você está lendo este texto você é um cidadão privilegiado e transformar sua carreira só depende de você, única e exclusivamente de você.