No que vou investir em 2011!

No que vou investir em 2011!

Comecei o mês de janeiro investindo em títulos públicos.  Comprei Letras no Tesouro Nacional (LTN), que são títulos da dívida pública pré-fixados. As LTNs que investi pagam 12,28% ao ano e vencem em janeiro de 2013. Pagarei 15% de IR e mais 0,6% de taxas, sendo 0,2% para a corretora. A rentabilidade líquida ficará em 10% ao ano. Comprei os títulos com cerca de 70% da minha reserva de emergências que estava em caderneta de poupança. Como a poupança tem rentabilidade de aproximadamente 7% ao ano, ganharei um pouco mais. Ainda mantenho 30% da reserva na própria caderneta de poupança que apesar de render menos é mais líquida e posso sacar de imediato caso haja uma necessidade também imediata, o que não espero acontecer.

Hoje a taxa SELIC está em 10,75% com tendência de subir ao longo do ano. A grande maioria dos analistas não está recomendando títulos pré-fixados como eu comprei, mas eu gostei da taxa de pouco mais de 12%, não acredito que a SELIC passará disto durante o ano. Se tivesse que apostar, apostaria numa taxa de 12 no máximo 12,25% para o fechamento de 2011. Como acredito que o governo controlará a inflação, não vejo, hoje, uma tendência de continuidade de subida da taxa básica em 2012, pelo contrário, acredito que ela voltará a cair. Essa é minha justificativa de ter comprado um título pré-fixado.

No mercado de ações comecei adquirindo mais um papel para minha carteira, AMBV4. Empresa do setor de consumo que apresentou forte crescimento em 2010. Justifico a compra olhando a empresa sobre uma visão fundamentalista, ela possui uma boa margem de lucro e boa liquidez corrente, ou seja, capacidade de pagar suas dívidas. Com o crescimento do consumo da classe C, a empresa tem tudo para alavancar ainda mais suas vendas no decorrer dos próximos anos. O preço da ação está descontado quando vista sobre a teoria do Fluxo de Caixa Descontado (FCD), análise que julgo importante para uma estratégia de comprar e manter (buy and hold).

Em 2011 volto para o banco dos graduandos. Irei fazer uma complementação pedagógica. Sou bacharel em Administração e irei fazer licenciatura. Isso é investimento? Sim, sem dúvida. Investir em educação traz sempre os melhores retornos. A ideia de realizar a licenciatura é que o governo do Estado cobra de seus professores tal formação, hoje ainda não é obrigatória, mas não posso ficar esperando ser. Acredito que num futuro próximo o governo exigirá tal formação e apenas estou antecipando.

Ainda falando em educação preciso de um certificado de proficiência em língua inglesa. Exigências do Mestrado. Meu inglês tá meio capenga, sendo assim, irei fazer aulas VIP para passar no exame.

Voltando a falar de investimento dinheiro, quero ver os jogos olímpicos em 2016, e começo a partir de maio uma poupança para tal. Terei 5 anos de poupança, e como não quero correr riscos vou optar por investimentos conservadores. Minha estratégia será acumular em caderneta de poupança o valor mensal a ser economizado durante três meses e depois comprar títulos públicos com o valor acumulado. Qual título? Não dá para saber. Comprarei sempre a melhor opção, de acordo com meu objetivo, disponível na data da compra.

Pensando no longo prazo, os investimentos visando à independência financeira, invisto somente em ações e em poucos papéis, seis, sete agora com a AMBV4, e no ETF SMAL11. Continuarei com tal estratégia durante o ano, compras uma vez no mês dos papeis de forma a mantê-los em quantidades equilibradas.

Gente, em resumo é isso. Pitacos são sempre bem-vindos. Fique a vontade para deixar sua opinião através de comentários.

Abraço!