O que é melhor: imprimir em casa ou na rua?

O que é melhor: imprimir em casa ou na rua?

O que você costuma fazer quando tem que imprimir algum documento: imprime em casa ou vai para alguma lan house ou papelaria?

Por mais que os meios digitais evoluam, hoje em dia, é imprescindível ter que imprimir documentos, seja para trabalhos escolares, apresentações ou projetos de trabalho. Aí vem a questão: compensa investir na compra de uma impressora?

A praticidade em ter um equipamento para impressão em casa é incontestável, mas a surpresa está no consumo dos cartuchos. Em poucos meses, os gastos com a compra de cartuchos superam o valor investido na impressora, haja vista, que os preços das impressoras estão cada vez mais baixos.

Não é à toa, que cada vez mais cresce o número de pessoas que recorrem a papelarias e lan houses na hora imprimir seus documentos.

Antes de decidir se você deve comprar uma impressora ou não, faça uma análise do rendimento de um cartucho, verificando o número de páginas possíveis de imprimir com apenas um cartucho. Quanto maior o rendimento do cartucho, menor será custo por página.

Fatores como tipo de cartucho e papel devem ser considerados quando se vai fazer uma análise de rendimento de páginas. Geralmente, os fabricantes de cartuchos ou de impressoras costumam informar na embalagem do produto o rendimento por páginas.

O custo da impressão varia entre R$ 0,20 e R$ 0,50 por página, dependendo do local e do tipo de impressora. Vale a pena ressaltar que, uma impressora a laser possui um rendimento por página muito superior ao da impressora jato de tinta. A desvantagem está na impossibilidade de imprimir páginas coloridas.

Se você vai imprimir grandes quantidades, compensa imprimir seus trabalhos em casa. Dependendo da quantidade de papel adquirida e do valor do cartucho, esta vantagem pode mudar.

Tudo vai depender da necessidade do usuário: se você imprime documentos de vez em quando, não compensa o custo para o investimento numa impressora.

Agora se você quer ter a comodidade de imprimir seus documentos em casa, quando quiser e na hora que quiser, vale a pena ter uma impressora.

Outro fator que deve ser considerado é qualidade dos serviços prestados. Eles cobram mais, mas não significa que isso refletirá na qualidade da impressão. Em geral, a impressão realizada em casa possui uma qualidade muito superior àquela feita por outros locais.

Para isso, implicam em um investimento inicial grande, na compra de uma impressora, folhas e cartuchos. Mas, isso compensará para quem faz uso constante de um equipamento de impressão.

Portanto, a decisão fica a cargo das necessidades de cada usuário, pois nem sempre compensa investir em equipamentos domésticos, mesmo que o custo unitário de impressão seja superior em outros locais.

 Pense nisso.