5 dicas para economizar nas obras da sua casa

5 dicas para economizar nas obras da sua casa

Fazer a reforma da casa ou iniciar qualquer obra significa gastar muito tempo tomando decisões e destinando recursos financeiros a diversas áreas. As finanças pessoais devem estar muito bem controladas, pois nesse momento uma boa parte do que você poupou pode ser gasto, e é importante fazê-lo com sabedoria para não desperdiçar meses e até anos de preparação.

Pesquise muito antes de contratar uma equipe

Utilizar os recursos financeiros com sabedoria não significa somente encontrar a opção mais barata, e sim encontrar a melhor maneira de investir os recursos que se tem. Muitas pessoas deixam de lado alguns profissionais durante a reforma, pois acreditam que eles apenas gastam dinheiro, mas não é bem assim. Quando você tem contato com um arquiteto ou engenheiro, você terá segurança. A sua obra estará sendo supervisionada por pessoas com base teórica para escolher como melhor destinar os recursos de acordo com os seus desejos.

A supervisão atenta da construção é importante por dois motivos. Primeiro: você não quer levar a sua família para um ambiente que não seja seguro. Uma equipe de profissionais com anos de experiência irá garantir isso, muito mais que uma equipe que recém entrou no mercado. Segundo: se a obra for feita por pessoas inexperientes, as chances de falhas são maiores, e por vezes é necessário recomeçar a obra para garantir que tudo corra bem, ou depois de pronta as manutenções acabarão sendo muito frequentes, e esse dinheiro extra irá sair do seu bolso.

Procure por descontos

Normalmente uma reforma conta com gastos exorbitantes. Além do pessoal, é necessário comprar materiais de qualidade. Procure em várias lojas de construção, pesquise pelos melhores preços e conheça as melhores marcas. Você reduz drasticamente os gastos quando compra materiais em grande quantidade, e pode, ainda, negociar descontos maiores.

Outra alternativa que está crescendo e entrou como tendência na arquitetura é o uso de materiais reutilizados. Você pode aliar a beleza e a inovação ao uso de materiais rústicos e que possuem um custo financeiro mais baixo que os materiais novos de fábrica.

Estabeleça prazos

Quando o prazo não é seguido você costuma ficar impaciente, esperando finalmente chegar a hora de mudar para o seu novo lar. O atraso não irá ser apenas algo irritante, mas também demandará mais gastos com funcionários, que geralmente são pagos por dia de serviço. E você pode sair perdendo pelo uso indevido de materiais que correm o risco de sair da validade, se passarem muito tempo guardados. Acompanhe a sua obra, os trabalhadores irão sentir que estão fazendo um bom trabalho e evitarão um atraso generalizado na entrega.

Mais pesquisa

Outro fator a considerar é que uma reforma costuma mudar a cara da sua casa, e com isso você também substitui os móveis por alternativas mais inovadoras. Pesquise nas lojas quais são as tendências, e procure as alternativas mais baratas, mas que vão te proporcionar todo o conforto necessário.

Seja engajado.

A sua casa só é um lar se você se sente confortável, então participe ativamente das obras. Se você conhece alguma coisa sobre pintura, pinte você mesmo algumas áreas da casa. Monte a paisagem do seu jardim. Dê opiniões ativas sobre como o projeto está se encaminhando. Garanta que a sua obra sairá no prazo, com baixo custo, e que vá superar as suas expectativas.

Para conferir mais dicas como essas, acesse outros artigos do nosso blog e saiba como economizar!