20 de março de 2019

5 passos para começar a economizar dinheiro hoje mesmo

Sabemos que em tempos de crise, economizar dinheiro não é luxo: é prioridade. Mesmo quem não tem um salário alto pode conseguir poupar. Para isso, basta mudar alguns hábitos e inserir algumas práticas na rotina.

Confira cinco passos para começar a economizar dinheiro hoje mesmo!

economizar dinheiro 5 passos para começar a economizar dinheiro hoje mesmo

1. Anote todas as suas receitas e despesas

Para começar a economizar dinheiro hoje mesmo, é preciso encarar qual é a sua situação financeira atual. Para isso, é importante anotar todas as suas receitas e despesas por um mês para analisar um ponto essencial para uma vida financeira saudável: se você ganha mais do que gasta.

É fundamental não deixar nada de fora. Nas receitas, liste tudo o que recebe, como salário, rendas extras, rendimentos e outros. No campo das despesas, a regra é a mesma: até pequenos gastos, como passagem de ônibus e lanches, devem ser devidamente anotados.

Outro cuidado importante é investir na categorização das despesas. Divida-as entre fixas e variáveis e coloque-as em suas devidas categorias, como alimentação, lazer, moradia, etc. Dessa forma, ao fazer a análise financeira do mês, você saberá exatamente para onde foi o seu dinheiro e, ainda, se precisará investir no corte de gastos para equilibrar suas finanças.

Para facilitar este trabalho, utilize um bom sistema de controle financeiro online, se você não conhece nenhum que seja bom e fácil de usar, leia este artigo onde listamos 5 sites de controle financeiro.

2. Planeje seu mês

Planejamento financeiro é uma expressão que não pode faltar no vocabulário de quem quer começar a economizar dinheiro. Antes mesmo do mês começar, planeje seus gastos, estabelecendo metas de consumo para cada categoria, de acordo com suas possibilidades financeiras.

Controle os gastos durante o mês e, se ultrapassar o valor permitido em uma categoria, coloque o pé no freio e busque compensar em outra.

3. Crie uma reserva financeira

Ter uma reserva financeira deve ser prioridade para quem quer começar a economizar dinheiro hoje mesmo. Para esse fim, é importante se planejar com o intuito de poupar uma quantia todo mês para compor esse fundo, que deve ser usado para gastos imprevistos, como a perda de um emprego, conserto em casa ou em caso de doença.

O ideal é colocar essa quantia em investimentos que ofereçam liquidez, como a poupança, já que você poderá precisar sacar o dinheiro a qualquer momento. Para segurança financeira, o ideal é ter uma reserva que corresponda a um valor equivalente a, pelo menos, três meses de despesas.

4. Fuja das compras por impulso

As compras por impulso podem minar todos os esforços de economizar dinheiro, por isso, evite-as. Antes de comprar qualquer coisa, reflita se você realmente precisa daquele item. Quem tiver dificuldades para resistir, deve adotar estratégias como deixar o cartão de crédito em casa e sair apenas com dinheiro suficiente para passar o dia.

5. Tenha cuidado com as dívidas

Parcelar compras em várias vezes, usar o cheque especial e recorrer ao rotativo do cartão de crédito são erros financeiros que podem provocar acúmulo de dívidas. Pelo bem da sua vida financeira, gaste somente aquilo que pode e fuja do chamado crédito fácil.

Estabelecer mudanças é uma questão de hábito. Mude comportamentos nocivos e comece a economizar dinheiro hoje mesmo. Suas finanças agradecem!

Grande abraço e até a próxima.

Artigos Relacionados:

Efetividade Finanças Pessoais

Outros textos de Efetividade Finanças Pessoais

Adicionar comentário