7 documentários que todo empreendedor deve assistir no Netflix

7 documentários que todo empreendedor deve assistir no Netflix

Uma boa forma de se inspirar e ter ideias inovadoras para o seu negócio é assistir a documentários para empreendedores, que contam histórias de pessoas que enfrentaram problemas para construir seu negócio e como driblaram esses obstáculos.

Conhecer a trajetória de pessoas bem-sucedidas pode ajudar você a lidar melhor com o seu negócio. E o melhor, você nem precisa sair de casa para isso, já que o Netflix tem um cardápio bem interessante nesse gênero.

Quer conhecer alguns deles? Então acompanhe a nossa seleção com 7 documentários para empreendedores disponíveis no Netflix. Confira!

1. Atari: Game Over

O ponto central desse documentário é o fracasso, um cenário que todo empreendedor precisa saber lidar.

Ele conta a história da Atari, empresa que foi sucesso no mercado de games nos anos 1980, mas que enfrentou a derrocada após lançar um jogo baseado em “E.T.”, de Steven Spielberg.

A narrativa se concentra na história propagada de que a empresa teria enterrado todos os cartuchos do jogo.

2. Burt’s Buzz

Burt Shavitz foi um fotógrafo, que se tornou um empreendedor de sucesso ao abrir a sua empresa de cosméticos naturais, a Burt’s Bees.

O documentário conta sua história desde o início da carreira profissional até os choques que teve com sua sócia.

Para o empreendedor, fica a lição de que jogo de cintura é fundamental para a condução dos negócios.

3. Jiro: Dreams of Sushi

Jiro Ono é um chef japonês, dono de um restaurante pequeno, mas superexclusivo, em Tóquio. O estabelecimento não possui cardápio e atende apenas um grupo restrito de pessoas no jantar.

Isso levou seu estabelecimento a ser um dos mais procurados por aqueles que querem experimentar o chamado “sushi perfeito”.

O documentário trata não apenas do conceito de exclusividade, mas também da relação familiar com o negócio. Aos poucos, Jiro passa a seu filho a tarefa de assumir o restaurante.

4. Tony Robbins — Eu Não Sou Seu Guru

Ele é um dos palestrantes e coaches mais famosos do mundo. Seus eventos mais parecem shows de estrelas pop.

Neste documentário, você vai ver como ele aplica suas técnicas para a transformação pessoal, que podem ser levadas também para o ambiente de negócios.

O sucesso pessoal é um caminho para mudar a relação que você tem com a sua vida profissional. Essa é a forma com que Robbins conduz suas apresentações.

5. Steve Jobs — Como Ele Mudou o Mundo

Cofundador da Apple, hoje uma das empresas mais valiosas do mundo, a história de Steve Jobs é recheada de altos e baixos, com muitos desafios entre cada fase.

Ele chegou a ser afastado da empresa e foi chamado de volta para recuperar a Apple de uma provável falência.

Jobs não só reergueu a empresa como inovou, ao criar objetos de desejo de milhões de pessoas. Ao persistir no seu sonho, ele passou uma lição valiosa aos empreendedores.

6. Decanted

A Califórnia, nos Estados Unidos, não era considerada uma região produtora de bons vinhos até pouco tempo atrás. Afinal, França e Itália dominavam a lista dos melhores rótulos do mundo.

Este documentário mostra como os vinhos dos produtores do Vale de Napa (Napa Valley), hoje, são considerados de qualidade. O trabalho desenvolvido na região mudou a concepção dos apreciadores da bebida.

Todo esse reconhecimento só veio depois de muito trabalho e dedicação — a grande lição para qualquer empreendedor.

7. Indie Game

O foco deste documentário é a obsessão. Nele, é possível acompanhar o trabalho de vários designers de game e seus sonhos de conquistar a fama.

De forma independente, eles desenvolvem seus jogos em casa e em lugares pouco prováveis. O empreendedor observa a entrega desses profissionais e seu processo de criação, muitas vezes detalhista ao extremo.

Quem está à frente de um negócio, ao assistir a obra, terá uma prova de que o sucesso só ocorre depois de muito trabalho. Só assim é possível tirar seus sonhos do papel.

Está preparado para se inspirar com esses 7 documentários para empreendedores disponíveis no Netflix? Gostou da nossa seleção? Então curta a nossa página no Facebook e não perca nossas atualizações!