8 imperativos em marketing

Marca com visão centrada no consumidor.

O foco deve ser o cliente, a preocupação deve estar focada nele, ele é importante. O cliente estando satisfeito, a empresa obtém sucesso. A marca deve ser criada e projetada de forma que os clientes se identifiquem com ela, de forma que se sintam orgulhosos em divulgar, em exibir, em falar e recomendar a marca em questão.

Ter um ponto de diferença e pontos de paridades em relação ao concorrente.

A empresa deverá buscar algo que lhe diferencie dos concorrentes, o chamado ponto de diferença. Esse ponto deve ser atraente para o consumidor e viável para a empresa. Por outro lado, deverá neutralizar os pontos fortes dos concorrentes criando pontos de paridade, aspectos que se assemelhem ao concorrente.

Forte posicionamento, uma arquitetura definida.

A empresa deverá ter um posicionamento claro. O consumidor não deve ter dúvida da finalidade da marca. Também deve existir uma arquitetura clara e objetiva em relação aos subprodutos.

Ter um marketing realmente integrado.

A rivalidade entre departamentos e entre filiais deve acabar. A disputa entre filiais é bem vista como uma forma de estímulo, mas não pode passar disto. O foco da organização deve ser único, todos devem trabalhar de forma integrada gerando sinergia. A comunicação deve ser eficaz.

Ressonância com a marca. Pensar no lado racional e emocional.

A organização deve construir uma identidade e significado de marca capaz de estabelecer uma dualidade entre o desempenho do produto e a imagem da marca. Consumidores querem ótimo desempenho e bem estar social ao adquirirem o produto.

Inovação e renovação.

Inovar e renovar sempre. A criação de novos produtos e a renovação dos já existentes é uma necessidade. Consumidores querem novidades. Invente novas maneiras de fazer a mesma coisa, quebre paradigmas.

Criar valor para se ter mais lucratividade.

Para se obter uma maior lucratividade o foco tem estado cada vez menos no produto e cada vez mais na prestação de serviço. Empresas devem criar valor adicional ao produto através de um atendimento diferenciado, de assistência técnica rápida e eficaz, de entregas programadas, etc. A empresa deve gerar valor adicional a seus clientes.

Crescimento – produto e mercado.

O crescimento do produto deve acompanhar a expansão da demanda do mercado.