Como se vestir no ambiente de trabalho

Como se vestir no ambiente de trabalho

Usar a roupa certa no ambiente corporativo é importante.

Você deve acertar desde o início, a começar pela entrevista de seleção. Isto mesmo, antes mesmo de você se tornar funcionário da empresa.

A cultura da organização dita à roupa a ser usada. Em bancos a roupa masculina é calça social escura, camisa azul e gravata. Pode ter certeza, vestido assim você estará dentro dos padrões de vestimenta aceitos para quem trabalha em um banco.

Como se vestir para uma entrevista?

Você deve pesquisar antes qual o padrão estabelecido pela empresa. Na dúvida, ligue na empresa e pergunte. Isso não é chato, muito pelo contrário, irá demonstrar sua preocupação desde o início do “namoro”. Ainda na dúvida?  Então se vista de maneira formal. É preferível errar pelo excesso do que pelo desleixo. Ficará muito chato você se apresentar de calça jeans, camiseta e tênis num ambiente onde todos estão de terno e gravata.

Existe preconceito contra tatuagens?

Esse ainda é um assunto polêmico. Algumas organizações não gostam. É claro que também depende muito do que está tatuado, o local do corpo tatuado, o tamanho desta tatuagem e o setor que o novo funcionário trabalhará. Tatuagens em lugares não muito expostos não há problema, com exceção de empresas tradicionais ou algumas com uma cultura muito preconceituosa. Sendo direto com você, se puder escondê-la durante a entrevista e também durantes os primeiros meses de contrato, esconda.

Mulheres, cuidado

Blusas curtas mostrando a barriga, decotes exagerados e calças extramente coladas no corpo são roupas ideais para uma balada, não para o trabalho. Cuidado também com maquiagem pesada e o excesso de acessórios. Brincos discretos e maquiagem leve são o correto. Tatuagens suaves no pescoço e atrás da orelha são elegantes, eu particularmente gosto, mas ainda existem organizações tradicionalíssimas que não veem com bons olhos.

Sapato salto alto de oncinha que combina com o sutiã e a bolsa é ridículo. Isso é coisa de novela. Volto a falar, na balada talvez você esteja arrasando, mas no trabalho colocará sua credibilidade e competência em dúvida.

Homens

Camisa ou camiseta velha nem pensar. Calça mostrando a cueca é coisa de moleque, não de um profissional. Boné na cabeça e camiseta de clube de futebol ou regata é inadmissível. Mesmo que você exerça a função mais simples dentro da organização, se mostrar bem vestido só contará pontos a seu favor.

Cabelo bem cortado e penteado também são importantes.

Erros mais comuns

Calça social escura com meias brancas. Camisa social de manga curta com gravata. Gravata de desenho animado.

Adereços chamativos, saltos extremamente altos, blusas transparentes ou mostrando parte do sutiã ou pior ainda; sem sutiã.

Gente, bom senso é fundamental. Qualquer um sabe identificar quando uma pessoa está fora do padrão ideal para aquele ambiente. Portanto, cuidado.