A importância da empatia nos relacionamentos profissionais.

A importância da empatia nos relacionamentos profissionais.

Empatia nada mais é que consciência social. A pessoa empática está em sintonia com quem dialoga. Capta informações que vão muito além do que é falado, identifica emoções e expressões faciais em seu interlocutor.

Só que antes de pensar em ser empático, você precisa ter autoconsciência. Faz-se necessário conhecer as próprias emoções. Pessoas autoconscientes conhecem seus valores e limites e são realistas. A autoconsciência gera equilíbrio, as fraquezas são conhecidas assim como os pontos fortes. Pessoas autoconscientes são conhecedoras de si mesmas.

A autoconsciência leva à autogestão. A autogestão é a capacidade de ter claro em mente seus objetivos e estabelecer metas para alcançá-los. Com uma consciência real sobre seus sentimentos você identifica, por exemplo, que tem um temperamento explosivo e, nada mais inteligente que estabelecer formas de autocontrole, de se policiar para não ser sequestrado por um sentimento impulsivo que não trás proveito algum para a vida. Veja bem, não estou dizendo que devemos ignorar nossos sentimentos e engolir ‘sapos’, apenas alertando que ao tomarmos consciência que estamos fora de controle, tomamos metidas para novamente assumir o controle emocional e agir racionalmente. Você poderá até mesmo ser enérgico e agressivo, mas suas atitudes serão conscientes e não porque suas emoções assumiram o controle.

A autoconsciência seguida de uma autogestão adequada da credibilidade.

Um bom líder é persuasivo. Persuasivo não no sentido negativo da persuasão, mas seus liderados, vendo em seu líder alguém centrado, mesmo que não estejam convencidos da visão do líder, poderão dar crédito a ele e agir com entusiasmo ao encontro de sua visão. Mas isto só acontecerá quando o líder tiver provado a seus liderados que ele é capaz de autogerir-se e for empático.

A empatia também se traduz ao exprimir sentimentos ao falar. A velocidade, altura e tenacidade de sua voz devem estar coerentes com a mensagem a ser transmitida. Seus movimentos corporais da mesma forma.

Escute. Ao conversar com um colega de trabalho, um cliente, ou mesmo um amigo, seu cônjuge ou seu filho; pare tudo e concentre-se no outro. Ouvir é diferente de escutar e a pessoa empática escuta e não apenas ouve.

O líder empático sabe elogiar, valorizar e dar crédito a uma tarefa bem realizada. Quando cobra é justo e amoroso. Pense no amoroso numa relação mãe e filhos; a mãe é muitas vezes enérgica, firme, mas sem deixar de ser amorosa. Sim, estou dizendo que como líder você precisa amar seus liderados.

O líder é alguém autêntico.

Empatia é escutar e colocar-se no lugar do outro.

Primeiro busque a autoconsciência que leva a autogestão que por usa vez lhe permite ser empático.