Os grandes players têm brincado com o Ibovespa.

Os grandes players têm brincado com o Ibovespa.

Os grandes players têm brincado com o Ibovespa. Com exceção da última semana, o índice vem caindo constantemente. Foram 4 semanas seguidas de perdas.

A subida inflacionária assusta e afasta o investidor. Mas os índices de crescimento das empresas, em regra, têm se mantido sustentáveis. Vivemos uma inflação mundial das commodities, o que gera também uma inflação de custos. Aqui no Brasil ainda temos uma inflação de demanda. O crescimento econômico dos últimos anos elevou os gastos das famílias, o que contribui, e muito, com a subida inflacionária.

Tem muita gente perdendo dinheiro por não ter uma estratégia definida e vendendo papéis por estarem assustados. Bolsa de valores é longo prazo. Você pessoa física, pequeno investidor, não tente achar que conhece o mercado, que é capaz de ler sua tendência, você irá apenas perder dinheiro com isto.

Nossa bolsa é fraca, poucas empresas influenciam fortemente o índice, e grandes investidores especulares jogam para ganhar. O que tem acontecido é que muitos migram da renda variável para renda fixa em momentos de alta inflacionária, isto porque o governo eleva a taxa básica de juro e passa a remunerar melhor a quem lhe empresta dinheiro através da compra de títulos públicos. Muitos preferem sair da bolsa e investir em títulos do governo. A estratégia é interessante, na minha visão os títulos de curto/médio prazo estão pagando bem. Títulos com vencimento até 2015 estão bem atrativos.

Mas não podemos ignorar que conforme o Ibovespa cai, sem um fator que justifique a queda das empresas, a bolsa, pensando no longo prazo, fica cada vez mais atrativa. Grandes investidores aproveitam para especular e movimentando grandes valores eles são capazes de alterar fortemente o índice, isto, como falei, porque nossa bolsa é fraca.

Você e eu, pequenos investidores, estamos com a faca e o queijo na mão. O momento é ótimo para investir. Tanto em renda fixa como em renda variável. O cenário atual nos proporciona ótimas oportunidades, tudo depende da sua propensão ao risco e de quando você irá precisar da grana. Não esqueça sempre de diversificar, invista tanto em RF como em RV.

O que você não deve fazer é se apavorar com as subidas e descidas constantes do Ibovespa. Continue seguindo sua estratégica com tranquilidade. Se nada que abale as empresas que você investe aconteceu, porque deixar de investir? Assim que a inflação for contida, e ela será, a Bovespa vai voltar a subir, e aqueles investidores que saíram no momento errado vão lamentar ao ver os papeis que eles venderam barato voltarem a se valorizar. Também neste momento investidores neófitos serão atraídos e entrarão em um momento de alta, momento errado de começar. Quando a bolsa novamente começar a subir, você já precisa estar nela.

Se você nunca investiu e está começando seus estudos para isto, saiba que o momento de começar é agora. Caso você já seja um investidor, não se abale, mantenha-se firme, a maré ruim passa. Já você, investidor especulador ‘experiente’, cuidado para não cair do cavalo.

Boa semana!