19 de abril de 2019

A importância de uma planilha para controle do orçamento doméstico.

orçamento doméstico 150x150 A importância de uma planilha para controle do orçamento doméstico.O que não é medido não pode ser controlado e o que não pode ser controlado não pode ser aperfeiçoado.

Eu poderia encerrar este texto por aqui, o recado já foi dado. Mas vou prolongar um pouco mais.

Ao anotar seus gastos mês a mês você consegue observar de forma mais precisa onde seu dinheiro está sendo gasto. Também tem uma visão geral do quanto gastou a mais no mês quando comparado ao mês anterior, podendo assim criar seu próprio índice inflacionário como já abordei em outro texto.

Com o passar dos meses você amplia a percepção dos gastos e consegue observar onde tem gastado de forma exagerada, e em quais itens pode enxugar.

Você não perde o controle. Anotando cada centavo se sabe quanto ainda se tem, assim não corre o risco de gastar o que pensava que tinha, mas não tinha, e entrar no cheque especial.

Pode-se provisionar valores para compras específicas. Aniversários e datas comemorativas, por exemplo.

Fica mais fácil definir metas e reservas para atingir objetivos específicos. Você ainda pode controlar melhor sua vida frugal, onde seus gastos não aumentem de forma proporcional a sua renda.

Em resumo, ter um fluxo de caixa é fundamental para o bom controle do dinheiro, e tê-lo é algo simples, basta começar e criar o bom hábito.

Artigos Relacionados:

Jônatas Rodrigues da Silva

Administrador na Universidade Federal de São Carlos e professor do Estado de São Paulo no Centro Paula Souza. Autor do livro Método para a Educação Financeira: da Sensibilização à Ação.

Outros textos de Jônatas Rodrigues da Silva
9 Comentários

Adicionar comentário