Análise fundamentalista na escolha de ações.

Análise fundamentalista na escolha de ações.

Quem investe em ações sobre a ótica fundamentalista analisa o balanço da empresa para a tomada de decisão.

Os motivos que fazem a bolsa de valores subir e descer são tantos que é praticamente impossível controlar a todos. Alguns motivos são racionais, já outros totalmente especulativos e sem sentido. Vão desde fatores econômicos mundiais, até fatores climáticos, esportivos, ações terroristas, políticas, etc.. Tudo isto pode fazer a bolsa de valores oscilar diariamente com maior ou menor intensidade.

Minha filosofia é comprar boas empresas independente de o preço de seus papéis estarem subindo ou descendo. Em momentos de baixa eu procuro reforçar algumas posições: compro mais. Raramente vendo um papel, só o vendo quando deixo de acreditar na capacidade da empresa em gerar lucro ou quando o valor de seu papel super valorizou e o mercado tenderá, logo-logo, a precificá-lo corretamente.

Os dados fundamentalistas a serem observados são muitos e, como não vivo para o mercado, procuro fazer uma analise rápida de basicamente três importantes índices para a tomada de decisão. Observo o comportamento deles ao longo dos últimos 5 anos. Penso eu que uma maneira de prever o futuro é analisando-se o passado e o presente. Com informações do que ocorreu no passado e o que tem ocorrido no presente é possível se prever o futuro.

Calma. É claro que tal analisa é cheia de furos, diversos são os fatores macro e microeconômicos que podem acontecer e fazer o futuro ser bem diferente do passado. Mas, como não conheço metodologia melhor, faço uso desta.

Outro segredinho é a diversificação. Concentrar todo o dinheiro em apenas 1 ou 2 papeis é errado, assim como investir apenas em ações. Invista em Renda Fixa também, talvez em imóveis, ou em um negócio próprio, numa segunda carreira, num curso que lhe proporcione maiores formas de ganhar dinheiro no futuro, enfim: investir vai muito além de colocar seu dinheiro em ações, investir é uma série de decisões estrategicamente pensadas que farão você aumentar sua renda correndo o mínimo de risco possível. Agora o risco sempre existirá, não existe investimento sem riscos.

Agora voltando aos 3 dados fundamentalistas que observo, são eles: O valor patrimonial por ação (VPA), o preço da ação (PA) e o retorno sobre o patrimônio líquido da empresa (ROE).

O VPA é um dos dados mais importantes para mim quando comparado ao PA. Ele mostra quanto do patrimônio líquido da empresa vale cada ação. De uma forma bem simplória, é mais ou menos o seguinte: se a empresa for vendida hoje, quanto cada sócio terá direito por ação que tiver em seu poder. Quando o VPA de uma empresa é maior que o preço que a ação está sendo negociada, dizemos que a empresa está valendo mais morta que viva. Ou seja, se nada no balanço da empresa justifica o mercado estar pagando tão pouco pela ação, é uma grande oportunidade de compra.

Também podem existir fatores macroeconômicos que justifiquem uma venda abaixo do seu VPA, mas se você consultar 10 especialistas sobre como eles veem tais fatores, obterá 10 opiniões diferentes.

Já o ROE é a capacidade de gerar lucro da empresa em relação ao seu patrimônio líquido. É dado em porcentagem. Imagine que a empresa tenha um patrimônio líquido de 100 e um ROE de 10%. Isto significa que ela gerou 10% de lucro nos últimos 12 meses sobre o seu patrimônio. Uma empresa que ano após ano aumenta seu ROE é uma empresa que tem ampliado sua participação no mercado.

Os 3 dados apresentados, analisados de maneira isolada, são de fácil compreensão. Mas eles ganham uma amplitude considerável quando vistos juntos e ainda somados a outros dados fundamentalistas e ainda mais quando comparados ano após ano sobre o momento macro e microeconômico de cada um desses anos.

Ainda existem muitos outros dados fundamentalistas importantíssimos como: A liquidez corrente, o endividamento da empresa e o famoso P/L. Mas isto já é assunto para um próximo texto.

Bons investimentos,

Boa semana.