A vida é feita de escolhas

A vida é feita de escolhas

A vida é feita de escolhas e suas escolhas de hoje definem o seu futuro.

Deixa-me contar uma estória…

Você está numa estação de trem. Apenas você e um homem maltrapilho. Alguns quilômetros à frente, na linha do trem, se encontram sete crianças brincando. O trem segue seu percurso e se nada for feito irá atropelar e matar todas elas.

Três escolhas são possíveis.

a) Deixar o trem seguir seu caminho natural e matar as crianças;

b) Empurrar o homem maltrapilho para ser morto pelo trem interrompendo seu percurso e salvando as crianças ou;

c) Você pular na frente do trem.

Faça sua escolha…

Eu já apresentei este problema para mais de mil pessoas e cerca de 80% delas escolhem, usando o argumento delas, não influenciar no destino e nada fazer, ou seja, não morrerem e não matar o homem maltrapilho.

Em minha análise, o nada fazer é uma escolha tão verdadeira quanto o agir de forma direta: seja empurrando o homem ou se sacrificando.

A verdade é que a escolha do nada fazer (que é uma escolha) é a decisão mais fácil a tomar. É aquela na qual menos nos sentimos envolvidos.

O desejo da maioria das pessoas a quem apresentei esta estória é que o homem maltrapilho caísse nos trilhos e parasse o trem, e com isso as crianças fossem salvas. Mas poucas são aquelas dispostas a agir de fato e empurrar o homem. (ou ainda se jogar na frente do trem)

Escolhas erradas

No problema acima não existe resposta certa. O único ponto a ser enfatizado é que o “nada fazer” é uma escolha.

Muitos sofrem hoje por escolhas erradas feitas no passado. Até mesmo a escolha de não ter escolhido.

Aposentadoria

Como você viverá em sua velhice?

São suas escolhas de hoje que definirão sua qualidade de vida lá na frente.

De forma nenhuma você deve economizar cada centavo e não usufruir no presente pensando no futuro. Mas também não deve viver somente o agora ignorando o amanhã.

Economizar parte da renda e investir com segurança ao longo dos anos é uma escolha inteligente. Os valores poupados e aplicados a juros compostos serão uma garantia de menos austeridade na velhice.

A escolha de dedicar hoje um pouco mais de tempo a acumular conhecimento para ser mais produtivo e assim agregar maior valor em detrimento a ver TV e ir a baladas, provavelmente o fará ter mais horas para a TV e as baladas no futuro.

A vida apresenta surpresas, isto é fato. Mas quanto menos preparado você estiver, por ter feito escolhas erradas ou por ter escolhido o caminho mais fácil, e que, portanto, despendia um menor esforço, mais dificuldade terá para se livrar das adversidades.

Alguns ainda conseguem fazer dos problemas um trampolim e com isso alcançam voos mais altos.

Pense nisso!

Uma pergunta. Qual alternativa você escolheu em minha estória?