A alocação de ativos deve estar baseada em objetivos

A alocação de ativos deve estar baseada em objetivos

Você deve investir seu dinheiro tendo objetivos específicos delineados. Toda alocação de ativos deve estar baseada em objetivos.

É praxe se especificar valores porcentuais que deve ser alocado em renda fixa e em renda variável de acordo com um perfil mais arrojado ou conversador do investidor contrapondo à sua idade. Também ainda recomenda-se a diversificação. A escolha de produtos diferentes dentro de uma mesma classe de ativos. Em ações, a compra de empresas diferentes visando mitigar o risco; no tesouro direto, títulos diversificados e com vencimentos espaçados; em fundos imobiliários, empreendimentos de características e localizados em lugares diferentes. Tudo sempre visando correr o menor risco de perda e potencializar os ganhos.

Sim, todas estas recomendações estão corretas. Mas todo plano de investimento deve estar alinhado a um objetivo específico. O investir visa unicamente acumular recursos financeiros para o objetivo desejado.

Se você tem 40 anos hoje e pretende parar de trabalhar aos 60, por exemplo, e chegou à conclusão que, ceteris paribus, investir 15% de seu salário líquido obtendo rentabilidade líquida anual de 4% é suficiente para seus objetivos pós-aposentadoria não há motivo para se arriscar em renda variável. A compra de NTNB-P irá proporcionar a você alcançar seu objetivo.

Mas se o mercado ofertar melhor produto? Aí caberá uma análise dos custos agregados. É fato que investir de forma independente em títulos públicos proporciona uma maior rentabilidade que por meio de um fundo de renda fixa que adquira apenas títulos da dívida pública. O que eu recomendo às pessoas é sempre não terceirizar e realizar a compra de forma direta. Mas sempre há aqueles (e eu diria que são a maioria) que preferem terceirizar investindo através de um fundo, pois avaliam que o custo agregado do investimento; que está em abrir conta em uma corretora, buscar entender minimamente os procedimentos de compra e venda, aprender a usar o sistema da corretora e do Tesouro Direto, e conhecer as características de cada título, não compensa o valor percentual adicional ganho.

É uma escolha.

Diversificar só é recomendável quando o investimento mais seguro, e, portanto, quase sempre, menos rentável não proporciona rentabilidade suficiente de forma a cumprir seu objetivo. Se uma rentabilidade líquida de 3% ao ano é suficiente para satisfazer o planejado por você, não vejo motivo algum para se aventurar na compra de ativos mais arriscados.

Antes de investir busque conhecer o que você pretende fazer com o dinheiro, pois como nos ensinou Lewis Carrol no clássico Alice no País das Maravilhas “quem não sabe onde quer ir qualquer caminho serve”.

Abraço!!!