Análise econômica do crime

Análise econômica do crime

O crime compensa. Economicamente falando o crime é compensador.

Em análises econômicas contrapomos risco e retorno para avaliar um investimento. Quanto maior o retorno e menor o risco, obviamente, mais vantajoso o negócio. Não existe investimento sem risco sendo o risco intrínseco a todo negócio.

Deixando de lado a questão moral do crime e fazendo uma análise meramente técnica ele compensa. O retorno é alto e o risco é baixo.

O brasileiro é corrupto, pois a punição é branda ou inexistente. A análise que o ladrão faz é simples: se eu não for pego terei grande lucro, se for pego a punição é leve. Sendo assim vale o risco.

É ilusão também classificar apenas o político e o servidor público como corruptos. O brasileiro é corrupto! A diferença é que estes encontram maiores oportunidades para cometerem crimes.

Não é exceção ver notícias de caminhões que tiveram a carga roubada após sofrer um acidente e tombarem na estrada. Também é notícia alguém que encontra uma quantidade de dinheiro e devolve ao dono. É notícia por ser exceção, a maioria das pessoas fica com a grana. Quando há enchentes e casas ficam inundadas é comum ver o morador, mesmo com água até a canela, não deixar a moradia. A alegação é o medo de ver os poucos objetos que sobraram serem furtados.

Crime

Crimes hediondos não são punidos a contendo. Pedófilos e assassinos ficam poucos anos encarcerados. Servidores que roubam o erário público dão entrevistas às emissoras de TV com um sorriso sarcástico no rosto. O pior é que isto pouca repercussão causa nas mídias sociais. Já o “rei do camarote” que gasta seu dinheiro honestamente recebe dezenas de milhares de críticas por ostentar e gastar com futilidade. Sendo o dinheiro dele acredito ser digno ele gastar como bem entender. Mesmo eu concordando que ele seja um babaca. Economicamente ainda o gasto é benéfico: emprega pessoas, seja diretamente através de um segurança particular, por exemplo, ou indiretamente, ao consumir produtos que necessitam de trabalhadores para fabricá-los. Mas as pessoas se preocupam mais com o consumo do segundo, por inveja talvez, do que com o roubo do primeiro.

Na escola o aluno que “cola” na prova para se dar bem ou que assina a lista de presença no lugar do colega faltante sem o professor perceber é tido como esperto!

O filósofo Rousseau afirmou que o homem é bom por natureza e que é a sociedade que o corrompe”. Minha visão é oposta à dele, para mim o homem nasce mau e a sociedade, através de suas regras e leis, que o aperfeiçoa. Hobbes, outro filósofo, pensava de maneira oposta a Rousseau e defendia a necessidade de um contrato social para regular as relações humanas. A natureza humana é violenta e egoísta dizia ele.

Muitos cientistas sociais se aproximam à visão romântica da natureza humana. Se o menor de 17 anos rouba, estupra e mata ele é fruto do meio. Deve ser amado e reabilitado socialmente. Eu sou mais cético. Para mim ele é um criminoso e deve ser rigorosamente punido. A pena deve ser exemplar, a lei deve ser severa para servir como desestimulo ao crime.

Mas o Estatuto da Criança e do Adolescente é permissivo ao proteger o jovem delinquente. Votar aos 16 é permitido, porém ser preso não. É uma incoerência absurda. Você já é responsável para escolher o chefe de Estado e de Governo da nação, mas, caso cometa um crime, é muito novo para ser julgado e condenado.

No Canadá e na Holanda a idade de inimputabilidade é de 12 anos. Na Inglaterra de 10 anos. Na Austrália é de apenas 7 anos e na Dinamarca, Suécia e Finlândia, 15 anos.

No Brasil o criminoso é visto como coitado. O da periferia não teve oportunidade e teve no crime sua única opção. Já a desculpa para o jovem de classe média é que os pais são ausentes e ele procura chamar a atenção dirigindo em alta velocidade. Quando atropela e mata paga uma pequena fiança e espera o julgamento em liberdade. Julgamento que raramente leva o infrator para a prisão.

Realmente o crime compensa, pois a punição não é proporcional ao delito.

O Brasil precisa mudar radicalmente sua legislação criminal e passar a punir com veemência o criminoso independente da idade que ele tenha. O lugar de quem se apresenta como um risco ao cidadão de bem é encarcerado. Caso seu crime seja financeiro ele deve trabalhar, e muito, para retribuir o dolo causado a vitima.

Boa semana!